Dia Mundial do Turismo debate novas perspectivas para a indústria sem fumaça na região

Ampliar a visão sobre a importância do turismo em Erechim e região do Alto Uruguai, como buscar novos caminhos que aumentem a valorização daquilo que é genuinamente nosso e merece ter destaque para visitantes de outras regiões e Estados.

Estes foram alguns dos pontos levantados na manhã desta quinta-feira no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, oportunidade em que se comemorou o Dia Mundial do Turismo e ocorreu a posse dos Conselheiros Municipais do Turismo. Na promoção, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. Como mote de discussão “O Turismo em Erechim: Perspectivas e Ações”.

Na Mesa de Trabalhos, a Analista de Turismo da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cristina Feijó, presidente do Poder Legislativo, Rafael Ayub, secretária de Educação Vanir Clara Bombardelli, diretor de Turismo Neidmar Charão Alves e a Miss Turismo Erechim, Karine Kostuchenko.

Em suas manifestações, Karine agradeceu a oportunidade, ressaltando os pontos turísticos de Erechim, sejam na área urbana como rural, como da necessidade de enaltecermos as nossas riquezas para que possamos disseminar o turismo regional. “O turismo nos proporciona sair da rotina de nosso dia a dia. Esta é a cidade dos sonhos”.

Rafael Ayub enalteceu o momento, pois oportuniza o debate sobre o futuro, lamentando que ainda não conseguimos botar o município de Erechim na rota do turismo como acontece em outras regiões. “O Poder Legislativo tem se preocupado com o tema como o que fazer e que caminhos podemos trilhar. Nossa região não perde nada para outras no que se refere a belezas naturais como a cultura das mais diferentes etnias. Lamentando, porém, a falta de asfalto em muitos municípios, o que dificulta em muito o turismo regional”.

Vanir Bombardelli ressaltou a importância de celebrar o Dia Mundial do Turismo. “Porque nós gaúchos não temos a vocação para o turismo e acabamos por valorizar muito mais os nossos vizinhos, nos encantamos com outros lugares e acabamos não valorizando as nossas riquezas naturais e turísticas. Temos que fomentar nossa economia através das riquezas que nosso Estado tem e nos proporciona, lançar um grande desafio enquanto região da AMAU, para que possamos aprender e desenvolver a nossa grande indústria sem fumaça, mudar a cultura da região, fazer dela um modelo para o resto do país”.

Dando continuidade aos trabalhos, o Chefe de Gabinete, Roberto Fabiani e a secretária Vanir Borbardelli deram posse aos Conselheiros Municipais do Turismo que são: Neidmar Roger Charão Alves (Secretaria Turismo), Felipe Calasans de Souza (Secretaria do Meio Ambiente), Rosane Bornelli (Secretaria da Agricultura), Ademir Zarbielli (Sindicato dos hotéis), Rosangela Truylia (CDL), Giovane Chiochetta (ACCIE), Leandro Bianchi (SENAC), Silvana Berguemmaier (SEBRAE), Walmor Gasparin (EMATER/ASCAR), Luiz Chiaradia (Sindicato Taxistas), Claudio Pagliosa (EAEC), Maria Vanda Groch (URI), Gleison Rosset (UFFS), Dalvana Bastian (IFRS), Silvia Bordin (UERGS), Adilson Szady (SUTRAF), além de seus suplentes. Na oportunidade receberam um certificado e um pin do brazão do município.

Ainda nos trabalhos que tiveram início às 8h, a manifestação sobre o tema “O Turismo e a Economia Criativa”, através de Neidmar Roger Charão Alves, Diretor de Turismo do município, seguido da palestra com Cristina Feijó. Finalizando os trabalhos, ocorreu um Bate papo sobre os cases de sucesso com os empreendedores de turismo rural: Café Colonial Andreola e Farina, Cervejaria Ágape, La Cantina Slongo, Moinho de Pedra Emporium e Garden e Vila Trentin.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS