Dia Mundial do Rim faz alerta sobre Doença Renal Crônica

O Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira, 11 de março, terá uma extensa programação em todo o País. A agenda oficial da campanha contará, por exemplo, com a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e do Elevador Carlos Lacerda, na Bahia. Em Erechim, diversos pontos da cidade receberão iluminação nas cores azul e vermelho para lembrar a data. Camisetas, folders, cartazes, publicações em meios de comunicação e entrevistas também são previstas. 

Conforme o médico nefrologista, Paulo Dall’Agnol, membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o objetivo da campanha deste ano é aumentar a conscientização da população sobre os sintomas da Doença Renal Crônica (DRC). A DRC, explica o médico, se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências. “Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa. Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido. Desa forma, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples”, pontua Dall´Agnol, que completa observando que é possível viver bem com a doença, fazendo com que o paciente se sinta apoiado.

Saiba mais
# Atividades de videoaulas e podcasts estão sendo promovidas durante toda a Semana da Nefrologia (de 8 a 13 de março) com variados temas.

# No Dia Mundial do Rim, no ano passado, 710 atividades foram cadastradas em todo o país. Em 2021, a meta da SBN é ultrapassar esse número.

Por Assessoria de Comunicação/Imagem ilustrativa 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS