Dia Internacional do Cooperativismo: um modelo de sucesso em celebração mundial
Neste sábado, 5 de julho, o mundo volta os olhos para o poder transformador das cooperativas. É o *Dia Internacional do Cooperativismo, conhecido como ‘Coops Day’, uma data celebrada anualmente no primeiro sábado de julho. Reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995, a ocasião visa ampliar a visibilidade do modelo de negócio cooperativista em uma escala global, destacando seu impacto social, econômico e ambiental.
O cooperativismo se baseia em valores como autogestão, responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade. Essas cooperativas, que abrangem diversos setores como crédito, agropecuária, saúde, trabalho, consumo e infra crédito, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, na geração de empregos e na promoção da inclusão social. Ao unir pessoas em torno de objetivos comuns, o modelo cooperativista fortalece as comunidades e oferece alternativas mais justas e equitativas para o desenvolvimento econômico.
O Coops Day é uma oportunidade para refletir sobre a importância dessas organizações que colocam as pessoas em primeiro lugar, promovendo um ambiente de colaboração e crescimento mútuo. Em todo o mundo, eventos e atividades são realizados para conscientizar sobre os benefícios do cooperativismo e incentivar a adesão a esse modelo que tem se mostrado cada vez mais relevante em um cenário global de desafios e oportunidades.
Comemorado em mais de 100 países, o Dia Internacional do Cooperativismo une as vozes de milhares de cooperativas ao redor do mundo em torno de temas anuais definidos pela ACI e pela ONU, sempre com foco em soluções colaborativas para desafios coletivos.