Dia de Campo orienta sobre manejo de ervais na região do Alto Uruguai

Visando capacitar os produtores através de orientações voltadas às boas práticas na implantação de novos ervais ou na condução dos já existentes, com o objetivo de obter uma produção com alta produtividade e qualidade, a Emater/RS-Ascar realizou um dia de campo em Marcelino Ramos, nesta terça-feira (07/05), na comunidade São Sebastião. A atividade reuniu produtores, extensionistas, representantes de ervateiras, estudantes e entidades parceiras como Sicredi e Cresol, dentre outras.

 

As orientações técnicas foram realizadas em dois momentos, pela manhã, no salão da comunidade, com palestras técnicas, e à tarde com prática. Participaram da abertura do evento o prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni, o secretário municipal da Agricultura, Claiton Rogério Bertolla, gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Fernanda Tacca Angonese, representantes do Sicredi, Cresol e de outras lideranças. A importância da atividade como alternativa para agregar renda, da Extensão Rural e de políticas públicas foram enfatizadas pelas autoridades. Também agradeceram pelo trabalho e empenho da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Marcelino Ramos, integrada pelos extensionistas Ernani Schneider e Dalva Salette da Costa, que estavam na condução da atividade. Após a abertura, representantes da Cresol destacaram a importância do crédito bem aplicado para o desenvolvimento da propriedade e da empresa. A Hidroplan, de Erechim, destacou a irrigação como oportunidade de modernização da propriedade.

O agrônomo Luiz Ângelo Poletto apresentou um panorama da cultura na região do Alto Uruguai. Segundo ele, a tendência é que ocorra um aumento da área cultivada de 220 hectares na região. A região tem uma área cultivada de 7 mil hectares, com produtividade de 800 arrobas por hectare. Das 10 maiores indústrias ervateiras do Estado, quatro delas estão na região do Alto Uruguai (Áurea, Erechim e Barão de Cotegipe).

 

O agrônomo da Emater/RS-Ascar Ilvandro Barreto de Melo orientou sobre um conjunto de ações de manejo para implantação e condução dos ervais para obter alta produtividade e rentabilidade. Entre as técnicas de manejo, Melo chamou a atenção para a importância da qualidade da muda, genética, harmonização dos pomares, medição de credito de carbono na erva-mate, análise de solo e foliar, cobertura do solo e adubação. “É muito importante o equilíbrio físico, químico e biológico do solo”, pontuou. Além destas práticas, destacou o uso de irrigação e do uso de novas tecnologias que já estão à disposição dos produtores, como as Estações Meteorológicas. O extensionista também falou sobre as ações que vêm sendo realizadas pelo Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate.

Na parte da tarde, as recomendações técnicas foram reforçadas na propriedade da família Dreher, onde o casal Marcos e Marinês recebeu os participantes. A família tem no cultivo – com área de 9 hectares de ervais, em diferentes fases – a única fonte de renda.

 

O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e integra ações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Prefeitura de Marcelino Ramos, com apoio da comunidade São Sebastião e patrocínio da Cresol, Hidroplan, Ervateira Tchê e da Reichardt Comércio e Representação de Alimentação Animal.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS