Desfile Temático marca os 60 anos de Campinas do Sul

O município de Campinas do Sul realizou um Desfile Temático, alusivo aos 60 anos de emancipação, na tarde do último domingo (02/06), na Avenida Mauricio Cardoso. O desfile retratou as seis décadas de desenvolvimento do município, desde a chegada dos primeiros colonizadores, passando pela emancipação, até os dias atuais. O evento foi promovido pela Prefeitura e organizado pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Com a participação de 12 comunidades rurais e de 34 entidades do município, o desfile destacou a importância da agricultura e a pecuária para o desenvolvimento do município, atividades que se destacam até hoje. Junto com o desenvolvimento do setor primário, a educação, a saúde, a cultura, a prestação de serviços, a infraestrutura, a chegada das entidades, o desenvolvimento do comércio, o sistema cooperativo e do o sistema financeiro foram apresentados na Avenida Maurício Cardoso.

A história começou a ser retratada com a chegada dos colonizadores, em 1937, seguindo com a emancipação em 1959 e a primeira década de desenvolvimento. A chegada da Ascar foi marcada nesta década, pela réplica do fusca 67, trazendo a memória da primeira equipe técnica formada por um engenheiro agrônomo e uma economista doméstica e a atuação em diversas áreas, destacando-se os Clubes 4S.

A segunda década trouxe à tona a revolução verde, com as mudanças tecnológicas nos processos produtivos, a chegada da energia elétrica que promoveu um salto na melhoria da qualidade de vida e acesso à informação. A terceira década, relembrou a crise da soja e a expansão da atividade pecuária, a chegada da Inspetoria de Defesa Agropecuária e a Educação, que acompanhou todas as décadas de desenvolvimento.

De 1989 a 1998, a quarta década, iniciou relembrando a aplicação de práticas inadequadas de uso do solo seguida por programas estaduais que estimularam as práticas de conservação, especialmente o trabalho com microbracias executado pela Emater/RS-Ascar. A quinta década, apresentou a consolidação do plantio direto, a implantação do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), o estímulo à cultura através do Coral Municipal e o lazer marcado pelo grupo de trilheiros. A última década, de 2009 a 2019, apresentou o salto tecnológico da agricultura, o fortalecimento do cooperativismo e a comunicação como meio de informação.

Para o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, o desfile foi uma demonstração da pujança da agricultura do município destacando a importância da participação da Instituição durante todo o processo de desenvolvimento. “Para a Emater é um orgulho fazer parte desta história e demonstra-la no dia em que a Ascar completa 64 anos”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS