Deputados aprovam o Dia do Torcedor do Ypiranga de Erechim

Proposta do deputado Paparico Bacchi também coloca o aniversário do “Canarinho” no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul e evidencia o cinquentenário do Estádio Colosso da Lagoa

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que instituí a data de 18 de agosto como Dia do Torcedor do Ypiranga de Erechim. A proposta de autoria do deputado Paparico Bacchi (PL), também coloca o aniversário do “Canarinho” no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul e evidencia o cinquentenário do Estádio Colosso da Lagoa, inaugurado em 2 de setembro de 1970, com o gol 1040 de Pelé.

“Com a aprovação deste projeto de lei o parlamento gaúcho valoriza o Ypiranga e reconhece a grandiosidade da sua torcida no ano em que o clube completa 97 anos de história”, destacou Paparico Bacchi ao defender a aprovação unânime do PL 187/2020 e desejar vida longa e grandes títulos para a alegria do torcedor do Canarinho”.

A proposição, antes de ser apreciada em plenário, recebeu pareceres favoráveis nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

Histórico de títulos

O Ypiranga Futebol Clube – fundado em 18 de agosto de 1924 – integra a elite do futebol gaúcho e lidera o Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. Em seu histórico de títulos estão: Tricampeonato da Divisão de Acesso (2008) e Bicampeão do Interior (1994 e 2009). No ano de 2015, a boa campanha no Campeonato Gaúcho deu ao clube a chance de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O Ypiranga ficou entre os quatro melhores e conquistou a vaga para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2016. No início de 2016, o clube herdou uma vaga para a disputa da Copa do Brasil.

Estádio Colosso da Lagoa

O Estádio Olímpico Colosso da Lagoa começou a ser construído no ano de 1967. A meta da direção era tornar realidade o projeto que recebeu apoio da comunidade local e regional por meio da aquisição de 50 mil títulos patrimoniais. Carinhosamente chamado de “Grande Colosso da Lagoa” o estádio do Ypiranga é o terceiro maior estádio do Rio Grande do Sul, com capacidade para receber até para 22 mil pessoas.

Histórico da torcida

“As Legionárias” foi a primeira torcida organizada na história do Ypiranga de Erechim. Era composta apenas por mulheres que vendiam botões de rosa para ajudar financeiramente ao Clube e divulgadoras da marca “Ypiranga”.
Na década de 1980, surgiu a “Torcida Organizada do Ypiranga” (TOY), extinta em 2008. Na mesma época, foi criada a “Mancha do Ypiranga”, que ficou conhecida por incentivar o time com cânticos próprios e por implantar no estádio uma filosofia chamada “anti Grenal”. Em 2015, alguns de membros da “Mancha do Ypiranga” participaram da criação da torcida “Los Imigrantes 1924”, que perdura até hoje como a única torcida organizada do clube.

Agradecimento

O presidente do Ypiranga diz que o projeto de lei do deputado Paparico Bacchi é uma honra para o clube, a direção, torcedores, comissão técnica e jogadores. Adilson Luís Stankiewicz ressalta ainda que “a proposta enaltece o trabalho dos fundadores e serve de estímulo para os milhares dos torcedores do Ypiranga que torcem pelo sucesso do clube do coração”.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS