Deputado Paparico quer prioridade em reumatologia e dermatologia na região

Hospital de Aratiba aguarda contratualização com Estado para oferecer serviços aos usuários do Serviço Único de Saúde

O deputado Paparico Bacchi (PL) reivindica que o Estado priorize a contratualização dos serviços de dermatologia e reumatologia clínica do Hospital Comunitário de Aratiba. De acordo com o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa e membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a instituição de saúde cumpriu todas as exigências da Secretaria Estadual da Saúde e está em condições de ampliar a oferta de serviços oferecidos aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS).

No início do ano, Paparico Bacchi manteve audiência com a direção da Associação Comunitária Hospitalar Aratiba (Acha). Na ocasião, ao ser recebido pela presidente Neuza Munaro Appelt, diretor geral Lucir De Conto e diretora administrativa Rosane Klein Mocellin, Paparico Bacchi assumiu o compromisso de apoiar as demandas do hospital que já é referência em consultas, exames e cirurgias nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia.

Em recente despacho a Secretaria Estadual da Saúde informa que “a implantação dos serviços está impossibilitada pelo decreto de contingenciamento de despesa do Estado”. Os valores previstos para os dois contratos totalizam R$52,2 mil mensais, sendo de R$ 26,1 mil para cada especialidade. Os processos de credenciamento foram cadastradas em 2017 (dermatologia) e 2019 (reumatologia).

“Tenho compromisso com o fortalecimento dos hospitais regionais e com a melhoria da saúde pública para os gaúchos. Entendo que a habilitação dos serviços de dermatologia clínica e reumatologia do Hospital Comunitário de Aratiba, representa importante avanço na saúde do Alto Uruguai, pois aproxima o atendimento de especialidades médicas importante no diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de doenças”, ressalta o deputado Paparico Bacchi, que pretende apresentar os mesmos argumentos à secretária de Saúde Arita Bergmann.

Para usufruir dos serviços de dermatologia e reumatologia os usuários do SUS dependem da regionais de Passo Fundo e da central de de Porto Alegre, pois até o momento não há profissionais habilitados na região de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Erechim.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS