Deputado Paparico convoca coordenação regional da Funai à ALRS

Parlamentar reivindica explicações sobre crime em aldeia indígena no Norte do RS.

Na reunião ordinária da Comissão de Assuntos Municipais da ALRS, desta terça-feira (05), o deputado Paparico Bacchi falou sobre o fato trágico ocorrido, na segunda-feira (04), numa aldeia indígena em Cacique Doble, no Norte do RS, que culminou com a morte de uma criança e mais duas jovens que foram feridas, as três por disparos de arma de fogo, e das 19 moradias que foram incendiadas, em decorrência de uma disputa interna de líderes indígenas, pelo controle desta comunidade.

Como presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Processo de Demarcações de Áreas Indígenas no RS em Defesa dos Agricultores Gaúchos, o parlamentar solicitou junto à comissão, uma oitiva convocando a coordenadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no RS, com sede em Passo Fundo, Maria Inês de Freitas, para prestar esclarecimentos em relação aos fatos.

“Como deputado desta região, acompanhei durante os anos, mas, principalmente neste ano, houve um acirramento muito grande entre as lideranças desta comunidade. Por isso, precisamos tomar alguma providência e penso ser de grande valia que a coordenadora regional da Funai venha aqui para dar explicações à população. Não podemos ficar de braços cruzados, mediante a tamanha desorganização e confusão social nas aldeias indígenas, especialmente, nesta de Cacique Doble”, salientou o deputado.

O parlamentar complementou ainda expressando sua indignação acerca das vítimas que sofreram essa violência dentro da sua comunidade: “Toda e qualquer forma de tentativa ou da consumação da ceifa da vida é digna de repúdio. Aguardo a presença da responsável pela fundação nacional, pois a sociedade gaúcha quer saber o motivo de tanta truculência nas nossas comunidades indígenas”, concluiu o presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Processo de Demarcações de Áreas Indígenas no RS em Defesa dos Agricultores Gaúchos.

Por Assessoria de Comunicação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS