Deputado Paparico Bacchi reivindica recursos para as Apaes

Mobilização do presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes foi anunciada na abertura de exposição que marca e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Assembleia Legislativa

O deputado Paparico Bacchi (PL) reivindicou apoio para o Estado destinar R$2 milhões às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul. O pedido foi apresentado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), na cerimônia de abertura da exposição alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No evento realizado na manhã desta terça-feira (24) no Palácio Farroupilha, em parceria com a Federação Estadual Associação Pais Amigos Excepcionais do RS (Feapaes –RS), Paparico Bacchi reiterou que as Apaes são indispensáveis para os portadores de necessidades especiais, seus familiares e para todas as comunidades gaúchas.

Em seu pronunciamento, Paparico Bacchi destacou que está mobilizado para incluir os recursos no orçamento do Estado de 2022. De acordo com o presidente de Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes), a proposta já foi apresentada ao governador Eduardo Leite (PSDB).

“Conto com seu apoio para fortalecer os projetos de 204 unidades que atendem mais de 60 mil pessoas diretamente, em diversas regiões do Estado. Mais de 720 mil gaúchos têm algum tipo de deficiência e mais de 10% desta população vive em situação de vulnerabilidade social”, salientou Paparico Bacchi na manifestação que foi acompanhada pelo presidente do parlamento gaúcho. “Importante ressaltar, que os recursos serão fundamentais para garantir a melhoria do atendimento às crianças, jovens e adultos, que frequentam as Apaes”, finalizou

Sobre a exposição

Composta por quadros produzidos por alunos nos trabalhos de arte desenvolvidos nas atividades pedagógicas funcionais realizadas nas Apaes do Rio Grande do Sul, a exposição proporciona ao cidadão que visitar o parlamento gaúcho até o dia (27) conhecer um pouco mais sobre o grande potencial que os alunos têm na execução de trabalhos artísticos, fruto de muito esforço e dedicação dos alunos e professores das entidades assistenciais.

“É tempo de transformar o conhecimento em ação”

Deputado, historiador e pai de uma criança especial, Paparico Bacchi elogiou a exposição. Ao lembrar sua formação acadêmica e experiência pessoal o líder da bancada do Partido Liberal afirmou que a convivência com uma pessoa especial é aprendizado constante e constitui-se num grande desafio.

“É preciso transformar o conhecimento em ação para fortalecer as Apaes, garantir dignidade e inclusão para crianças, jovens e adultos especiais”, reforçou Paparico Bacchi ao lembrar o slogan da campanha nacional de 2021, instituída pela Lei Federal nº13.585/2017: “É tempo de transformar o conhecimento em ação”

Valorização do trabalho

O presidente da Federação Estadual Associação Pais Amigos Excepcionais do RS, agradeceu a dedicação do deputado Paparico Bacchi com a causa das Apaes. “O envolvimento do parlamento gaúcho coloca em evidência e valoriza o trabalho realizado pelas Apaes”. De acordo com Afonso Tochetto a possibilidade de destinação de recursos do orçamento estadual para Apaes poderá ser um marco na história das Apaes do Rio Grande do Sul, segundo ele, sobrevivem com doações de voluntários e alguns repasses do Sistema Único de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.

Foto: Aline Pietrobelli
Texto: Antonio Grzybowski

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS