Os agricultores gaúchos ainda mantêm a esperança de poderem renegociar suas dívidas e conseguirem custear a próxima safra. Em paralelo a essa demanda, o deputado Paparico Bacchi protocolou um pedido de audiência pública para debater a securitização gaúcha. O requerimento foi encaminhado nesta quinta-feira (28), para a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O parlamentar é autor do Projeto de Lei nº PL 287/2025, que institui o programa de securitização das dívidas de produtores rurais, cooperativas e agroindústrias contraídas junto ao Banrisul. Os produtores rurais tiveram suas áreas atingidas por eventos climáticos adversos entre os anos de 2021 e 2025.
De acordo com a Farsul, os impactos sistêmicos derivados do setor agropecuário alcançam um prejuízo de R$ 319 bilhões, valor equivalente a quase metade do PIB estadual. Dessa maneira, o debate se mostra imprescindível para evitar o colapso financeiro de produtores e empresas do setor, assegurar a continuidade da produção agropecuária estadual, proteger a renda dos trabalhadores rurais, preservar a segurança alimentar e manter a posição do Rio Grande do Sul como um dos maiores exportadores agrícolas do país.
O requerimento será apreciado na próxima reunião da comissão parlamentar.
Por Assessoria de Comunicação