A 27ª Festa do Frango foi realizada na noite de sábado (25), no Povoado Sérvia, interior de Barão de Cotegipe. O evento integrou a programação em comemoração aos 60 anos de história do município.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Paparico Bacchi, discursou sobre a importância de implantar uma fábrica de ureia no estado para reduzir o custo de produção, suprir a demanda interna de produtos e fortalecer a setor agrícola. Além disso, ele relembrou que, com o seu voto de minerva, evitou que o governo estadual retirasse os incentivos fiscais das empresas gaúchas e aumentasse os impostos sobre os produtos da cesta básica.
“Durante o exercício da presidência da ALRS, eu fiz um dos pronunciamentos mais eficientes durante toda a minha vida pública, porque o meu voto impediu o governo estadual de retirar os incentivos fiscais. Caso fosse aprovado, uma das cooperativas instaladas aqui, a Aurora Coop, teria um custo de produção de R$12 milhões por ano para manter cada unidade. Seria um balde de água fria, não só para as indústrias, mas para os produtores rurais”, falou o deputado.
Avicultura
O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, citou alguns fatores que interferem na cadeia produtiva de aves, como a livre iniciativa econômica, sanidade e produtividade. “Todo mundo enxerga a oportunidade de converter grãos em proteína animal e agregar valor. Enquanto pudermos alojar em padrões cujo consumo aconteça, estaremos navegando em águas tranquilas”.
Canton acrescentou que o maior volume da produção de aves é voltado para o mercado externo. “Precisamos termos uma boa receptividade dos clientes, pois o frango produzido aqui vai para a mesa dos consumidores mais exigentes do mundo”.
Premiação
Durante o evento foram anunciados os melhores avicultores de 2024 associados às cooperativas Aurora Coop, Cooperalfa, Copérdia e Copercampos. Para o prefeito de Barão de Cotegipe, Franciel Izycki, a festa é um reconhecimento de quem faz parte do crescimento do município. “Sabemos da importância do setor, pois em 2017, quando eu era secretário de Administração, criamos uma lei de incentivo que auxiliava os produtores que fossem investir na avicultura, suinocultura e bovinocultura. Como a tecnologia avança constantemente, é imprescindível aperfeiçoar a infraestrutura do setor”, comentou.
Após os pronunciamentos, foi servido um jantar com cardápio a base de carne de frango e cappone. As comemorações terminaram com animação da Banda Magia do Amor.
Panorama
Segundo a Organização Avícola do Estado, cerca de 830 milhões de frangos foram abatidos no Rio Grande do Sul em 2024, gerando um volume de 2 milhões de toneladas de carne. No Brasil, a Associação Brasileira de Proteína Animal, prevê a produção de até 15,3 milhões de toneladas de carne de frango para 2025, um acréscimo de 2,7% em relação ao ano passado, e exportações de até 5,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,9%.
Em 2024, a produção nacional foi estimada em até 15 milhões de toneladas, um número cerca de 1,1% superior ao ano anterior, que foi de 14,833 milhões de toneladas. Já no mercado internacional, as exportações de carne de frango fecharam 2024 com alta de 3%. Ao todo, foram embarcadas 5,294 milhões de toneladas no período, contra 5,138 milhões de toneladas em 2023. Esse é o maior volume de exportação já registrado pelo setor.
Confira a lista dos 10 melhores avicultores
1º – Marcelo Henrique Narzetti – Campinas do Sul (Alfa)
2º – Loeni Fatima Munaro Ambrosio – Aratiba (Alfa)
3º – Alexandre Fábio Bagatini – Barra do Rio Azul (Copérdia)
4º – Sadi Mesavilla – Água Santa (Alfa)
5º – Darlei Libero – Aratiba (Copérdia)
6º – Claudiomir Marolli – Cruzaltense (Alfa)
7º – Cezar Luis Nespolo – Severiano de Almeida (Alfa)
8º – Orestivel Andre Strapasson – Barra do Rio Azul (Copérdia)
9º – Andrei Stefani – Ibiaçá (Copercampos)
10º – Dirceu Rampi – Erechim (Alfa)
Os 3 melhores avicultores de Barão de Cotegipe
1º – Idemir Antonio Consorte – (Alfa)
2º – Flavio José Roman – (Alfa)
3º – Vanderlei Angelo Dariva – (Alfa)
Por Assessoria de Comunicação