Deputado Alceu Moreira não disputará indicação do MDB para o Governo do Estado

O deputado federal Alceu Moreira está fora da disputa pela vaga de candidato a governador pelo MDB.

Alceu divulgou carta nesta quarta-feira (23) dizendo que “acontecimentos dos últimos meses” minaram sua pré-candidatura e reclamando da “falta de palavra e lealdade de quem menos podia esperar”. Embora não cite nominalmente, Alceu faz referência ao deputado estadual Gabriel Souza, seu adversário na disputa interna. Ambos foram aliados e fizeram dobradinha em eleições anteriores.

“Manobras foram feitas para postergar as decisões e retirar meu nome da disputa. A máquina governista entrou em campo e interferências externas influenciaram numa disputa interna que não é de um partido qualquer, mas do maior do Rio Grande”, diz trecho do comunicado.

Alceu atribui a uma suposta interferência do Palácio Piratini em favor de Gabriel ao “afastamento da base partidária da escolha do candidato”. Alinhado ao governador Eduardo Leite, o deputado estadual é quem tem mais chances de obter seu apoio para representar a situação na eleição de outubro.

Na semana passada, a executiva partidária delegou aos 70 integrantes do diretório estadual a tarefa de escolher o candidato a governador no próximo domingo (27). No colegiado, Gabriel levaria vantagem sobre o correligionário.

Em paralelo, um grupo de integrantes da chamada “velha guarda” do MDB trabalha para adiar a decisão mais uma vez, anulando a decisão da executiva e transferindo a escolha do candidato para uma pré-convenção em abril, em que votariam prefeitos, vices, vereadores e presidentes de diretórios municipais.

“Conferir exclusivamente ao Diretório Estadual o direito de definir o nome do candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2022 não representa apenas a retirada do protagonismo do coletivo. Impactará na legitimidade do representante a ser definido sem a participação dos nossos prefeitos, vereadores, presidentes municipais, delegados à convenção estadual, e outros tantos representantes partidários que são a voz de todas as regiões e municípios do Estado”, diz um documento divulgado pelo grupo nesta quarta.

Assinam o documento o ex-senador Pedro Simon, o ex-governador Germano Rigotto, o ex-prefeito José Fogaça, o prefeito Sebastião Melo, o secretário de Planejamento de Porto Alegre, Cezar Schirmer, e outros líderes do partido.

Apesar de rejeitar Souza e a suposta interferência do Palácio Piratini, boa parte desse grupo também não simpatizava com a candidatura de Alceu Moreira. Com a desistência do deputado federal, crescem as chances de que Schirmer entre na disputa pela vaga de candidato a governador.

Busca da reeleição

Na carta em que anuncia a retirada, Alceu diz que pretende se dedicar à reeleição para o quarto mandato de deputado federal.

“Vou seguir rodando nosso torrão, ouvindo as bases que me forjaram e representando o MDB e o Rio Grande em Brasília, o que muito me orgulha. Continuo deixando meu nome à disposição desde que para ser solução das causas mais nobres do meu partido e do meu Estado”, escreveu.

*GaúchaZH
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS