Definidas ações do Outubro Rosa em Erechim

Mother breast feeding her infant

. A reunião com as entidades parceiras para construção da programação foi realizada na última semana no auditório da Secretaria de Saúde.

O objetivo é orientar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, com palestras, motivando-as a realizar os exames preventivos e entrega de panfletos informativos.

A programação inicia no dia 2 e se estende até 31 de outubro. Durante este período as Unidades Básicas de Saúde de Erechim intensificarão ações de promoção e prevenção direcionadas ao câncer de mama e de colo de útero. Por isso, de 16 a 20 o Centro de Referência da Mulher, localizado junto a UPA, terá horário de atendimento ampliado até as 20 horas, para coleta de exames preventivos do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações. Essa iniciativa é específica para mulheres que estejam na faixa etária de 25 a 69 anos e que não conseguem realizar seus exames no horário comercial. Os exames poderão ser previamente agendados pelo telefone 3522-3107.

O “Dia D”, na UBS de Capo-Erê com coleta de exame preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações, será no dia 18, das 8h às 12h e 13h às 16h. Em todas as UBSs de Erechim, o dia 21 será de coleta de preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações. Na UBS Centro será ofertado teste rápido de HIV e sífilis com aconselhamento de equipe multiprofissional das 7h30 às 11h30 e 13h às 16h30.

O Gabinete da Primeira-dama, em parceria com o Colegiado das Primeiras-damas da Amau, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Associação Médica do Alto Uruguai (AMA), Cerest e Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho realizarão um evento intitulado “Quem ama, cuida! Aquilo que nos desafia, também nos fortalece”. Ações de integração, confraternização, palestras educativas e preventivas, atividades laborais, ioga, meditação, oficinas de lenço, recreação e música para pacientes com câncer de mama e demais participantes acontecem no dia 25, no Polo de Cultura, das 13h às 17h. São esperadas mulheres de todos os municípios da região para este evento.

O Castelinho, prédio histórico de Erechim, receberá iluminação na cor rosa, seguindo o que várias cidades do país fazem neste mês, sempre com o intuito de chamar a atenção para prevenção.

Programação:

02 a 31/10: As Unidades Básicas de Saúde intensificarão ações de promoção e prevenção direcionadas ao câncer de mama e do colo de útero.

16 a 20/10: Centro de Referência da Mulher (junto a UPA) terá seu horário de atendimento ampliado até às 20h, para a coleta de exames preventivos do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações. É específico para mulheres que estejam na faixa etária de 25 a 69 anos e que não conseguem realizar seus exames no horário comercial. Os exames poderão ser previamente agendados pelo fone 3522-3107.

18/10: Dia “D” na UBS Capo-Erê

Coleta de exame preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações.

Horário: 8h às 12h e 13h às 16h

21/10: Dia “D” em todas as UBS’s da cidade de Erechim

Coleta de preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia e orientações. Na UBS Centro será ofertado teste rápido de HIV e sífilis com aconselhamento de equipe multiprofissional.

Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 16h30

Entre setembro, outubro e novembro: coleta de exame preventivo do colo de útero, solicitação de mamografias e orientações nas entidades e indústrias, conforme solicitação. Parceria do curso de enfermagem da URI.

Agendamento pelo fone 3520-7230

02 a 31 de outubro: Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em suas visitas domiciliares estarão abordando o tema e conscientizando as mulheres que estão com seus exames atrasados.

Dia da cor rosa: nas quartas-feiras, durante o mês de outubro, em todos os departamentos da prefeitura de Erechim, será incentivado o uso de vestimentas na cor rosa, com o objetivo de dar ênfase ao movimento Outubro Rosa.

URI: Outubro Rosa/Novembro Azul, atividades educativas extensivo as empresas e abertas à comunidade.

 

9/10: palestra com a médica mastologista Paula Tozzati, que abordará o tema “Prevenção do Câncer de Mama” e exposição de tema relativo a mulher.

Oficina com Val Schneider por inscrição.

Local: auditório do prédio 8 da URI- Erechim

Horário: 14h

 

10/10: palestra com o médico oncologista Juliano Sartori, que abordará o tema câncer de mama e próstata.

Apresentação cultural: dança do ventre

Local: auditório do prédio 08 da URI- Erechim

Horário: 19h15min.

Venda de camisetas – Outubro Rosa/Novembro Azul

Unimed: ofertará mamografias para empresas conveniadas.

Mesa redonda com profissionais da área sobre prevenção ao câncer de mama, em parceria com o Colegiado das Primeiras-damas da AMAU, Instituto Unimed, Associação Médica do Alto Uruguai e Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho.

Data: 02/10

Horário: 14h

Local: Centro Cultural 25 de Julho

 

CAOL

03/10: palestra informal e oficina de beleza para mulheres

Local: CAOL (turno da tarde)

25/10/17: oficina de lenços

Local: Polo de Cultura

28/10: panfletagem – importância da prevenção

Local: Esquina Democrática

 

31/10: palestra com médico oncologista Juliano Sartori, que abordará sobre tipos de câncer em homens. A médica Caroline Sartori tratará sobre tipos de câncer em mulheres.

Local: IFFS

Horário: 19h

Gabinete da Primeira-dama: Colegiado das Primeiras-damas da AMAU, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Associação Médica do Alto Uruguai (AMA) e Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho realizarão o evento “Quem ama, cuida! Aquilo que nos desafia, também nos fortalece”.

25/10: ações de integração, confraternização, palestras educativas e preventivas, atividades laborais, oficinas de lenço, recreação e música para pacientes com câncer de mama e demais participantes.

Público-alvo: mulheres da região da AMAU

Parceiros: empresas e instituições

Local: Polo de Cultura

Horário: 13h as 17h

A primeira-dama e segunda-dama irão visitar os departamentos da prefeitura e secretarias municipais, chamando atenção para a prevenção direcionada aos servidores.

Cerest:

25/10: parceiro do evento no Polo da Cultura com dinâmica corporal, yoga e meditação.

Local: Polo de Cultura

Horário: 13h às 17h

Palestras sobre o câncer de mama, com orientações e prevenção

Local: empresas, indústrias e entidades devem solicitar através do telefone 3522-6813.

CRAS: atividades relacionadas ao tema com seu público-alvo e integradas as UBS’s.

legenda: Programação foi construída em conjunto com diversas entidades

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS