Defesa Civil do município pronta para enfrentar fenômenos climáticos

O Município de Erechim dispõe de uma coordenadoria de Defesa Civil que está sob o comando de Natival Ribeiro de Freitas Junior. O órgão é responsável por prevenir e socorrer pessoas em situações de risco. O trabalho de prevenção tem sua origem com o mapeamento das áreas de suscetíveis, localização e constatação de situações que possam chegar a desastres ou acidentes.

Diante dessas condições a coordenadoria municipal realiza ações preventivas para evitar que o pior aconteça e se ocorrer algum fato que este cause o mínimo de danos às pessoas e ao meio ambiente.

Também é um trabalho de prevenção da Defesa Civil informar a população quando uma situação de instabilidade climática está prestes a acontecer. Por esse motivo a Defesa Civil do Estado alertou nesta quarta-feira (2) a população:  para evitar locais abertos e desabrigados durante a instabilidade climática que está entrando no RS, devendo passar pelo estado no sentido Sul – Norte, causando chuvas intensas, ventos fortes, com possibilidade de granizo.

Conforme o Coordenador essa prevenção envolve também os moradores. Nunca se expor numa situação de temporal.  As pessoas, normalmente os moradores de áreas de risco, devem observar qualquer anormalidade e entrar em contato com a Defesa Civil do Município, para que a mesma verifique os possíveis riscos e tome as devidas providências.

Natival Ribeiro de Freitas Junior, disse que embasada em diversos centros e institutos de meteorologia, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebe e emite avisos e alertas em caso de previsão de eventos climatológicos ou desastres naturais. E vale lembrar que essas são previsões que podem ou não se confirmar. Situações de risco devem ser informadas através do telefone de emergência da Defesa Civil, número 199.

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS