Custo da construção civil aumentou cerca de 38% segundo Sinduscon

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de  Erechim – Sindiscon, Cesar Carlotto, foi o entrevistado do programa Estúdio Boa Vista desta quarta-feira, 13. Segundo ele o segmento deve manter a média em 2022. Carlotto disse que dificilmente teremos um “boom imobiliário” ou um grande retrocesso em 2022 e que a tendência é manter o patamar atual.

A construção Civil em nossa cidade não sofre grandes oscilações. Acompanhamos a economia nacional e a construção civil se mantém”.

Cesar afirmou que apesar dos problemas econômicos enfrentados no país a o cenário aparenta ser positivo. “Tivemos muita aprovação de projetos e isso reforça a nossa sensação que o mercado estava muito bom no início do ano e deu uma arrefecida no início de maio. Tínhamos uma procura de imóveis bastante acelerada em virtude do agronegócio que surpreendeu a todos, então temos a perspectiva de uma normalidade sem muita alteração”.

Para o Engenheiro Civil, Erechim é uma cidade que se valoriza e segundo ele não enfrenta grandes problemas por estar organizada, tendo um parque fabril forte, sem empresas fechando e sem grandes problemas financeiros.

Custo da Construção Civil

O presidente do Sinduscon afirmou que durante o período da pandemia tudo ficou muito difícil. Cesar explicou que problemas com fornecedores e a explosão dos preços da matéria prima foram dificuldades que precisaram ser superadas. Segundo ele os prazos para entregas foram alongados e era muito difícil conseguir material. “Em relação a produtos tivemos muitos problemas. A mão de obra qualificada que já pé escassa ficou ainda mais disputada”.

Sobre o custo da produção Carlotto disse que o aumento foi de aproximadamente 38% “Só o INCC dos últimos 12 meses ficou em 18%”.

Para Cesar a oferta de imóveis que se enquadram no programa Minha Casa Verde Amarela diminuiu devido ao aumento do custo da construção civil.

A compra não vai diminuir, mas o que vai diminuir é a oferta. Hoje não tem mais como, dentro dos patamares que se tem. A caixa anunciou um ajuste, mas não cobriu nem o reajuste dos últimos meses”.

Carlotto concluiu afirmando que com essa nova realidade as empresas devem dar prazos mais longos de construção e irão atrelar o custo da obra a um indicador confiável.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS