Cursos de engenharia da URI realizam ações práticas em escola de Sananduva

Com o objetivo de oferecer aos alunos das escolas de Ensino Médio da região maior visibilidade de uma futura carreira profissional, a URI Erechim realizou, na manhã de quarta-feira, 08, oficinas práticas na Escola Estadual de Ensino Médio de Sananduva. As ações fizeram parte do projeto “Engenharia e Arquitetura na Escola”, onde foi possível oferecer vivências e situações que encontrarão no ambiente universitário onde irão buscar a sua formação vinculadas as atividades profissionais de Engenheiros e Arquitetos. A iniciativa contou com a participação de vários professores dos cursos de Engenharia e Arquitetura, bem como acadêmicos voluntários destes cursos.

Os alunos foram divididos em grupos para poderem participar das oficinas sobre a indústria automotiva – Projeto Mini-Baja, desenvolvida pelo Curso de Engenharia Mecânica; Robótica Educacional – Indústria 4.0, realizada pelo Curso de Engenharia Elétrica; A síntese do álcool-gel e do álcool 70, área de Processos da Indústria Química, desenvolvida pelo Curso de Engenharia Química; e Maquete Comestível, na área de Modelagem em Construção Civil, desenvolvida pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Esta foi a primeira ação desenvolvida pelo projeto em uma escola da região. As atividades tiveram aceitação total por parte da Escola e, principalmente, por parte dos alunos que viram e vivenciaram ações de uma futura vida profissional nas diferentes áreas da engenharia. “É preciso desmistificar os rótulos dados para as áreas tecnológicas junto à comunidade. Criou-se um mito sobre as dificuldades destes cursos pela necessidade de formação básica em ciências fundamentais. Da mesma forma, mostrar aos estudantes a imensa área de atuação nestas profissões e o universo de possibilidades que se apresentam como carreiras profissionais neste mercado”, afirma o Professor Cristiano Vitorino da Silva, coordenador da atividade.   Segundo ele, “os alunos que participaram desta atividade tiveram de forma prática e aplicada apenas uma pequena amostra de algumas destas possibilidades de atuação profissional, mas, acima de tudo, poder orientá-los quanto ao seu futuro profissional é uma oportunidade que não pode ser mensurada. “Estamos contribuindo com a formação escolar somando esforços para transformar a sociedade e trazer novas perspectivas para estes jovens alunos”.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS