Cursos da URI têm palestra sobre autoconhecimento e liderança de sucesso

Autoconhecimento para uma liderança de sucesso. Essa foi a temática da palestra on-line desenvolvida
pela Pedagoga Empresarial e Master Coach, Fernanda Fukushima, de Sapezal, Mato Grosso. A iniciativa foi desenvolvida para para alunos, professores e funcionários da URI, ligados principalmente aos Cursos de  Agronomia, Medicina Veterinária e Tecnologia Agropecuária dos câmpus de Erechim, Santo Ângelo, Santiago e Frederico Westfhalen.

A palestrante, que é também Consultora em Análise Comportamental e 360º, Especialista em Liderança com oito anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento de Habilidades e competências de Liderança, conceituou “Autoconhecimento” como estar consciente de quem você é na essência. “Descobrir no mais profundo e verdadeiro Eu quais são suas características principais que fazem você agir da forma que age, ser quem você é ou ter os resultados que você tem”.

Fernanda ressaltou que o “autoconhecimento nos permite ter uma noção clara de nossos desejos e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Abre nossa mente para valorizarmos nossas qualidades e avaliarmos os pontos que precisam ser trabalhados e/ou modificados”.

A Master Coach lançou a pergunta: Quer saber o quanto você se conhece? Responda mentalmente essas perguntas: O que você gosta de fazer? O que te faz feliz? Do que você não gosta? Quais são seus objetivos pessoais e profissionais?

Como e onde você deseja estar daqui a 5, 10 ou 50 anos? Como as pessoas a sua volta o definem? Quais são suas maiores qualidades? Quais seus principais pontos de melhoria? Quais seus maiores desejos e sonhos? Quais suas maiores realizações? Quais seus maiores arrependimentos? O que você faz, as atitudes que toma são para agradar a si mesmo ou para agradar os outros?

Essa autoanálise, segundo ela, pode levar a pessoa a descobrir o ponto mais importante de sua vida: o quanto você conhece sobre si mesmo. Se conhecer é uma prática infinita e deve ser constante. E frisou aos participantes: “Você nunca é o mesmo e nunca passa pelas mesmas situações todos os dias. Tudo de novo que acontece serve para te ensinar algo a seu respeito”. Em um segundo momento, a palestrante fez uma Avaliação de Perfil Comportamental, quanto aos Comportamentos, Pontos Fortes, Motivações, Valores e Pontos de Melhoria e definiu quatro perfis possíveis: GATO – Fazer junto; ÁGUIA – Fazer diferente; LOBO – Fazer certo; e TUBARÃO – Fazer rápido.

Fernanda Fukushima destacouu que o autoconhecimento é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional; melhorar a autoestima; resgatar a autoconfiança; melhorar relacionamentos pessoais e profissionais; desenvolver a autoliderança; autoconsciência dos pontos fortes e pontos de melhorias; desenvolver a Inteligência Emocional; e aprimorar as habilidades de liderança.

Reforçou, ainda, que um líder com autoconhecimento desenvolvido ajuda a identificar e trabalhar os próprios pontos fortes e fracos; identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe; traçar estratégias para melhor explorar as virtudes e talentos de cada liderado; oferecer aos comandados a possibilidade de desenvolvimento das habilidades que precisam melhorar; antever possíveis reações (positivas ou negativas) decorrentes de suas ações, preparando-se para agir da forma mais adequada possível; manter a equipe motivada, contribuindo de forma focada para o alcance das metas da empresa ou organização.

Por fim, Fernanda conceituou o LÍDER COACH como o líder que une ferramentas e práticas do coaching,
uma metodologia única e humanista de aceleração de resultados, através do autoconhecimento, desenvolvimento de competências e novas habilidades, no sentido de agregar ao líder atual as qualidades ideais, para que este desempenhe de forma assertiva seu papel transformador dentro da organização.

Ao mesmo tempo, apresentou 10 dicas essenciais para ser um Líder Coach: 1- Colabore e incentive o desenvolvimento dos seus colaboradores; 2- Mostre o alvo, mas deixe o outro percorrer o caminho; 3- Congruência; 4- Saber o que quer; 5- Saber reconhecer; 6- Proporcionar feedbacks imediatos; 7- Investir em diversidade; 8- Ter autonomia; 9- Conhecer a sua equipe; e 10- Formar outros líderes.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS