Curso na área de produção de alimentos atrai pessoas de diversas regiões do Estado

Janice de Oliveira Pereira, de Quinze de Novembro, integra o grupo de 18 pessoas de diferentes regiões do Estado que está em Erechim participando do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O curso, que começou na segunda-feira (02/07), tem duração de uma semana e é oferecido pelo Centro de Treinamento de Agricultores (Cetre).

“Eu gostei muito. É um curso bastante diversificado com teoria e prática, envolvendo legislação, é bem o que precisamos”, elogiou Janice, que é funcionária do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Quinze de Novembro. “Estamos nos organizando para implantar o Sistema de Inspeção Municipal (SIM)”, justificou ela.

O conteúdo teórico e prático que tanto tem agradado os alunos tem carga horária de 40 horas e é ministrado por instrutores da Emater/RS-Ascar, nutricionista Emanuele Bieniek, bióloga Adriana Memlak, farmacêutica Karen Marchetto e engenheiros agrônomos Gaspar Scheid e Carlos Angonese.

Entre os diversos temas abordados durante o curso, os instrutores dão ênfase ao papel da agroindústria familiar nos espaços social, cultural, econômico e ambiental; à elaboração da planta baixa do prédio; boas práticas agropecuárias; coleta de material microbiológico (técnica do Swab); doenças transmitidas por alimentos; controle de qualidade da água; higienização de instalações, equipamentos e pessoas; controle de pragas e transmissores de doenças.

Os instrutores também orientam o aluno na elaboração de documentos como Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e Manual de Boas Práticas de Fabricação, bem como na análise de perigos e pontos críticos de controle, rotulagem e legislação de agroindústria (sanitária, tributária e ambiental), entre outros temas.

Visita técnica

Também integra a programação do curso uma visita técnica. Nesta quinta-feira, a visita técnica ocorreu na agroindústria de embutidos Mariga.

A próxima edição do curso de BPF na produção de alimentos está prevista para outubro (22 a 26/10). Um mês antes, em setembro (10 a 14/09), será realizada uma edição do curso de BPF na produção de erva-mate.

Além do curso de Boas Práticas de Fabricação, o Cetre oferece cursos de Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos (pães); Panificação e Processamento de Farináceos (biscoitos e bolachas); Citricultura; Produção Artesanal de Bolos e Tortas; Massas Frescas e Salgados; Gestão de Agroindústrias. Apoiam a iniciativa o Sicredi e a Cresol.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3321-0973 ou site www.emater.tche.br

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS