Curso de Medicina da URI realiza Aula Inaugural

Com a conferência sobre “A arte de ser médico”, ministrada pela médica Mariangela Badalotti, uma das maiores expressões da medicina gaúcha, o Curso de Medicina da URI Erechim realizou na noite desta terça-feira, 03, a sua Aula Inaugural. O evento, que teve lugar no Salão de Atos, foi prestigiado por diversas lideranças acadêmicas e civis, além de médicos, professores e os primeiros acadêmicos do Curso.  

        Para a palestrante, que é natural de Erechim, foi uma grande alegria participar deste momento histórico para a Universidade, para Erechim e região. “É um momento único na minha vida, principalmente por saber que o objetivo do curso é o humanismo e a ética”, disse a palestrante.

        Ao analisar a temática da sua conferência, apontou 10 pontos que são fundamentais na arte de ser médico: formação ética sólida; empatia; respeito pelo paciente e sua cultura; comprometimento e dedicação; humanismo e solidariedade; empenho e persistência; bom senso e sabedoria; postura ética adequada; amor à profissão; e bom humor. “Fazer medicina é melhorar a qualidade de vida da população. Com simplicidade e humildade, devemos cumprir essa missão com sabedoria e conhecimento”, resumiu a conferencista.

Aula Inaugural foi prestigiada por lideranças acadêmicas e civis

        Para o Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, que prestigiou a Aula Inaugural, esse é um momento histórico para a Universidade. “Se não sonhamos, as coisas não acontecem. A conquista do Curso de Medicina é uma prova de que não devemos parar de sonhar. Ao longo da nossa história, implantamos praticamente um curso por ano, prova de que sonhamos e realizamos”, afirmou Spinelli.          O Diretor-Geral do Câmpus, Paulo José Sponchiado, fez um relato de todos os passos realizados durante os últimos sete anos na busca do Curso de Medicina, desde a criação do projeto, a mudança de regras por parte do governo federal, o esforço de lideranças locais para trazer o curso para Erechim, até a aprovação do Ministério da Educação para a implantação do Curso de Medicina na URI. E deixou um recado aos primeiros acadêmicos: “O Curso vai ser construído também e principalmente por vocês. Por isso, aproveitem tudo o que esta Universidade lhes oferece neste espaço de tempo em que estaremos juntos. Que seja um tempo de interação, sinergia e de construção desta que é uma das mais importantes profissões da humanidade. Não desistam de seus sonhos, assim como nós jamais desistimos de realizar o sonho de ter o curso de Medicina na URI Erechim”, concluiu.       

        O Presidente da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), Ademir Sakrezenski, que também esteve presente na Aula Inaugural, disse que Erechim e a região serão os grandes beneficiados com esse novo projeto. “Estamos agradecidos pelo esforço de todos na conquista deste curso, pois estamos conscientes dos grandes benefícios que teremos em breve”, salientou o prefeito.

        O Presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Rafael Ayub, afirmou, igualmente: “Com certeza teremos um grande curso, pois os alunos estão numa grande Universidade com excelentes professores e numa cidade que recebe bem a todos”.

Médica Mariangela Badalotti apontou os 10 mandamentos na arte de ser médico

        Já o Secretário Municipal da Saúde, Dércio Nonemacher, que representou o Poder Público no evento, disse que “esse é mais um passo no desenvolvimento regional. Por isso, já fizemos adequações em cinco unidades básicas de saúde para atender os alunos que passarão a atuar nestes locais em breve”, informou. 

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS