Curso de Enfermagem da URI usa nova tecnologia virtual

Em meio à Pandemia do COVID-19 e a necessidade de inovar nas aulas remotas síncronas, o Curso de Enfermagem da URI está utilizando as metodologias ativas para diversificar as formas de ensino e motivar os alunos. Nos dias 20 e 21 de outubro, durante as aulas da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente I, a professora Cibele Sandri Manfredini utilizou a metodologia THE JIGSAW CLASSROOM (Sala de Aula Quebra-Cabeça) para trabalhar o tema “cuidados de enfermagem a crianças, nos quadros de diarreia, desidratação e desnutrição”.

A nova ferramenta de ensino virtual foi criada pelo Professor Elliot Aronson com a finalidade de estimular a participação dos alunos nas aulas, com a formação de diferentes grupos de trabalho, pensando em reduzir os problemas de preconceitos que vivenciava no momento da criação da metodologia.

No primeiro dia, de forma online, os acadêmicos foram divididos em um grupo principal onde realizaram estudos individuais, com material fornecido pela professora. Posteriormente, foram alocados em um grupo denominado de especialistas, onde discutiram sobre cada assunto estudado.

No segundo dia, de forma presencial, no Laboratório de Habilidades, no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP), os alunos reuniram-se nos grupos principais e realizaram nova discussão sobre o que foi discutido no grupo de especialistas. No final, preencheram um questionário no Google Forms com questões de avaliação da metodologia e questões de compreensão do conteúdo.

Na opinião dos acadêmicos, a metodologia foi considerada muito boa por 69,2%, 23,1% como empolgante e 7,7% como uma metodologia boa. A Professora Cibele define como uma experiência muito válida, pois sentiu o envolvimento dos acadêmicos e considera que a aprendizagem foi adequada para a proposta da disciplina.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS