Os acadêmicos do 7° semestre do Curso de Enfermagem da URI, Ana Júlia Pavan, Camila Koman, Chaiane Baldo, Maiquele Sberse, Marcos Martinazzo e Rafael Ostrowski, realizaram, no dia 19 de maio, uma Tenda Terapêutica para a equipe de higienização da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim. O objetivo foi proporcionar um momento de acolhimento e cuidado, por meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
A iniciativa foi desenvolvida sob a orientação das professoras Angela Maria Brustolin e Eliana Buss e fez parte da disciplina de Projeto de Intervenção em Enfermagem. Segundo as professoras, o desenvolvimento de ações como esta se mostra cada vez mais importante, pois a aproximação ensino/serviço traz benefícios para ambas as partes, além de contribuir no aprendizado dos acadêmicos, enfatizando o protagonismo e importância da atuação do Enfermeiro para a sociedade.
Segundo os acadêmicos, esse momento proporcionou bem estar mútuo e sensação de estar fazendo a diferença no ambiente de trabalho de profissionais que são essenciais para manter os serviços de saúde em funcionamento. A equipe de higienização do hospital agradeceu por terem sido valorizados relatando que a atividade foi muito produtiva.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Angela Maria Brustolin, as disciplinas de extensão permitem a aproximação com a comunidade e com populações por vezes vulneráveis e pouco valorizadas no sistema de saúde, o que permite ao acadêmico desenvolver a empatia, sensibilidade e reconhecer a multidimensionalidade do cuidado.
Por Assessoria de Comunicação