Curso de Educação Física realiza mais uma edição do relato profissional

         Os acadêmicos dos Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da URI participaram na quinta-feira, 11, do XV Relato Profissional. Esta é uma das atividades acadêmicas da disciplina de Introdução em Educação Física, ministrada pelo Professor José Luis “Nino” Dalla Costa.

        Conforme o professor Nino, os eventos deste ano tem um significado especial, pois o Curso de Educação Física está completando 15 anos de vida. A edição desta semana teve a presença dos professores do Curso Adriane Carla Vanni, Edenir “Chita” Serafini e Giuliano Jacques Liotto e Bruno Felipe Assoni Faleiro, da Escola de Educação Básica.

        Durante o encontro, os convidados abordaram temáticas como estudos acadêmicos; práticas profissionais; mercado de trabalho; diversidade dos campos de intervenção profissional; características e perspectivas do mercado de trabalho e possibilidades de carreira profissional.

        A Professora Adriane destacou: “O desafio hoje é inserir a ideia da possibilidade da pesquisa, incentivando o acadêmico a participar de palestras, eventos e buscar conhecimentos aprofundados sobre determinados temas. Precisamos encurtar as distâncias entre professores, acadêmicos e a produção do conhecimento, visando ampliar o número de pesquisadores”. Adriane destacou também o papel feminino no universo acadêmico e alerta para a importância de se fomentar mais ativamente sua inserção em várias áreas do conhecimento.

        Segundo o Professor Liotto, “é necessário repensar o papel do professor em nossa sociedade e construir novos olhares para esse trabalho. Precisamos mudar nossa compreensão sobre o que é ensinar, que é uma atividade muito mais complexa do que apenas transmitir ideias ou conhecimentos.”

        Já o Professor Edenir ressaltou que “é importante que os acadêmicos reflitam sobre o papel do professor nos dias de hoje e como incluir a pesquisa para propor novos rumos na educação. Nossa intenção, com esse evento, é permitir novos olhares para a profissão e colaborar com o conhecimento, com o crescimento pessoal e profissional de nossos estudantes”, destacou.

        Para o Professor Bruno (Técnico da Equipe de Basquetebol em Cadeira de Rodas da ADAU/URI Erechim), “é um orgulho e uma alegria participar do atual momento em que a Universidade vem se tornando mais inclusiva. Além de aprender a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino, é preciso que os futuros professores observem para as competências dos alunos e não apenas para suas limitações.”

        Para o Professor Nino, “é imprescindível que nossos acadêmicos desenvolvam um “saber aprender” e sejam capazes de ativar conhecimentos que habilitem a propor soluções criativas, bem como possuir atitudes inovadoras dentro de suas atividades acadêmicas ou profissionais. É importante também valorizar e impulsionar as pessoas produtivas, aquelas que são capazes de aprender e gerir uma realidade permanentemente em transição.”

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS