Cultura polonesa é potencializada pelo deputado Paparico Bacchi
Recurso vai fomentar a cultura polonesa no RS
Nesta terça-feira (17), a cidade de Áurea, da região Norte do RS, foi contemplada com a indicação de uma emenda parlamentar do Deputado Paparico Bacchi, no valor de R$ 100 mil, para contribuir com a construção da Casa da Cultura Polonesa de Áurea — Instituto Memorial do Imigrante Polonês São Zygmunt Felinski.
Áurea possui um dos maiores índices de descendentes poloneses com 93% da população do município, com sua cultura preservada e tradições do país de origem, a Polônia. O projeto é liderado pela Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa do Brasil (Braspol), entidade com vínculo ao Consulado da Polônia em Curitiba, no Paraná, e ao Ministério das Relações Internacionais da Polônia. A Braspol foi fundada há mais de 30 anos, com intuito de representar e assessorar a comunidade brasileiro-polonesa no Brasil. O objetivo da instituição é construir uma edificação que se torne a Casa da Cultura Polonesa, uma capital da tradição polonesa no país.
A emenda foi entregue ao vereador municipal Luis Felipe Precht Castilhos (PL) que está auxiliando a direção da Braspol na captação de recursos. Na mesma esteira de Áurea, o deputado Paparico Bacchi possui o Projeto de Lei nº 78/2023, em tramitação na AL, que inclui Festa Nacional da Czarina de Áurea, no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Rio Grande do Sul.
Festa Nacional da Czarnina de Áurea
A Festa Nacional da Czarnina de Áurea é realizada, anualmente, no primeiro sábado do mês de junho, no Município de Áurea, há mais de 20 anos. Com eventos gastronômicos típicos e culturais da região e do Estado, é uma festa que celebra a comida típica, apresentações artísticas da cultura polonesa, inclusive com a presença de representantes consulares da Polônia. A Festa Nacional da Czarnina de Áurea é um evento que visa fomentar o turismo gastronômico local e enaltecer a cultura polonesa na cidade e região, além de potencializar a economia e desenvolver o município.
Por Ascom