CRAS de Erechim fortalecem vínculos e ampliam atendimento às famílias no 1º semestre de 2025

Rede de CRAS garante apoio direto às famílias em situação de vulnerabilidade em Erechim

A Rede de Assistência Social da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, atua diretamente com a comunidade através dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Essas unidades são a porta de entrada para a proteção social básica, oferecendo apoio a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Entre janeiro e junho de 2025, os três CRAS do município realizaram 4.760 atendimentos e 908 visitas domiciliares, números que refletem o compromisso da administração pública com o acolhimento, a escuta ativa e a promoção da cidadania. Além disso, o CRAS Itinerante realizou 372 atendimentos, ampliando ainda mais o alcance dos serviços para famílias em diferentes localidades.

Cras l – Progresso

Atende os bairros Progresso, Cristo Rei, Industrial, Rio Tigre e região. A unidade lidera em número de atendimentos no primeiro semestre:

2.573 atendimentos

315 visitas domiciliares

Cras ll – Linho

Localizado no bairro Linho, atende também os bairros Bela Vista, Copas Verdes, Morada do Sol, Parque Redenção e arredores.

1.328 atendimentos

216 visitas domiciliares

Cras lll – Presidente Vargas

Com abrangência nos bairros Presidente Vargas, Três Vendas, Ipiranga, Paiol Grande, Santa Catarina, entre outros, o CRAS III se destacou no número de visitas:

859 atendimentos

377 visitas domiciliares

CRAS ItineranteCom o objetivo de levar os serviços sociais a locais de difícil acesso ou comunidades que não contam com unidades fixas, o CRAS Itinerante realizou:

372 atendimentos

96 visitas

Qual é o papel dos CRAS?

Os CRAS são unidades públicas de atendimento descentralizado do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Têm como principal objetivo prevenir situações de risco social por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, orientação, escuta qualificada e encaminhamento a direitos e benefícios.

Entre os serviços ofertados estão:

PAIF – Programa de Atenção Integral à Família

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Atendimento e orientação para o Cadastro Único e benefícios como Bolsa Família, BPC e Auxílio Emergencial

Acompanhamento familiar com visitas domiciliares

Ações comunitárias e oficinas socioeducativas

A coordenadora do CRAS II – Linho, Elizabete Pereira Machado, destaca a importância do trabalho em rede e a confiança construída junto às famílias. “O CRAS é mais do que um espaço de atendimento – é um ponto de apoio para quem precisa ser ouvido, orientado e acolhido. No CRAS II – Linho, trabalhamos com dedicação para estar próximos da comunidade, conhecendo a realidade de cada território, cada família, cada história.

As visitas domiciliares, os atendimentos presenciais e as atividades coletivas que desenvolvemos fortalecem os laços entre o poder público e a população. Nosso objetivo é garantir acesso a direitos e promover autonomia, sempre com sensibilidade e respeito às trajetórias de vida que chegam até nós.”

A atuação dos CRAS é essencial para reduzir desigualdades e promover a inclusão social em Erechim. Com equipes compostas por assistentes sociais, psicólogas e educadores sociais, os centros atuam de forma articulada com demais políticas públicas, garantindo proteção e acesso à cidadania para milhares de famílias.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

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