Cozinheiras e motoristas do Transporte Escolar das Escolas Municipais participam de capacitação

Profissionais recebem formação em temas como relações humanas, boas práticas alimentares e legislação sanitária.

Fotos: SMEd PME

 

No decorrer desta semana, entre segunda (28) e sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sindicato Rural de Erechim e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está oferecendo uma capacitação aos profissionais que desempenham função de cozinheiro(a) nas Escolas Municipais e motoristas do Transporte Escolar.

As atividades são segmentadas por área de atuação. Para os motoristas, os encontros abordam temas como autoconhecimento, resolução de conflitos, trabalho em equipe e relações interpessoais. Já a formação dos profissionais da cozinha envolve conteúdos sobre saúde do trabalhador, manejo de resíduos, higiene pessoal e das instalações, conservação e sanitização de alimentos, embalagem, rotulagem, microbiologia, legislação e boas práticas.

O motorista Márcio Barbosa comenta que esse curso fez com que refletisse e reconhecesse seus próprios sentimentos, pensamentos, valores e comportamentos, para entender como eles influenciam suas ações e decisões. “É como se você estivesse se observando de fora, para entender melhor o seu ‘eu’ interior.  É um processo de descoberta e compreensão de si mesmo”, afirma.

As cozinheiras Marlei Lopes e Vilsa dos Santos manifestam que estão aprendendo muito com o curso e que mesmo com experiência de anos, puderam aprender coisas novas que ajudarão com o preparo das refeições aos estudantes. O cozinheiro Lucas Kriger complementa dizendo que o curso enfatiza alguns saberes já adquiridos, mas também, traz informações novas, pois a legislação está sempre sendo atualizada. “A abordagem do curso está sendo bastante clara, possibilitando que repassemos essas informações aos nossos colegas e assim, melhorarmos para as nossas crianças”, afirma.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, destaca a importância da capacitação. “Estamos ofertando diversas formações para os funcionários, servidores e professores. Todos têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento, esses momentos contribuem com o crescimento profissional e pessoal e isso qualifica ainda mais o atendimento na Educação”, conclui.

 

Por  Comunicação PME

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS