Coroinha Maria Alice e sua jornada de fé durante a Novena de Fátima

Neste sábado (12), a cidade de Erechim se prepara para a tradicional Romaria da Criança, que coincidirá com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O evento, que mobiliza famílias e jovens da região, é uma celebração especial, especialmente para aqueles que têm se dedicado à vida religiosa desde cedo. Entre eles está Maria Alice Chiaradia Mosna, de apenas 9 anos, coroinha da Catedral São José, que compartilha sua experiência e o que a motiva em sua fé.

A novena que antecede a Romaria de Fátima, culminando no próximo domingo (13), tem sido marcada pela participação vibrante dos coroinhas. Crianças e pré-adolescentes, como Maria Alice, têm desempenhado um papel importante nas celebrações, enriquecendo os momentos de oração com seu entusiasmo e dedicação. Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista têm observado o envolvimento dos “pequenos” coroinhas, que estão cada vez mais presentes nas cerimônias religiosas.

Maria Alice conta como começou sua caminhada: “Eu sempre gostei de participar das romarias e ir à igreja, desde muito pequena. Quando eu comecei a fazer a catequese, uma mulher nos falou que quem quisesse se preparar para ser coroinha, era para falar. Daí, eu falei que eu queria”, relembra a menina, com um sorriso que reflete sua paixão pelo serviço à igreja.

Sobre a experiência de ser coroinha, Maria Alice descreve com simplicidade: “Ser coroinha é conhecer mais a igreja, conhecer mais Deus, ajudar a igreja. É muito legal”. Suas palavras revelam a profundidade de sua conexão com a fé e seu desejo de contribuir para a comunidade religiosa.

A mãe de Maria Alice, Diuliana, compartilha sua surpresa e orgulho ao falar sobre o envolvimento da filha: “Certo dia, eu recebi um áudio falando que a Maria tinha interesse em ser coroinha, fiquei surpresa, pois ainda não tínhamos conversado sobre isso. Hoje, ela faz catequese e se preparou para esse momento, fez um mês de preparação teórica e mais um mês de preparo prático. E, no dia 26 deste mês, ela tem a oficialização. É algo que ela gosta muito, mesmo nesses dias chuvosos, ela não quer perder. Ela nos alegra muito.”

A Romaria, além de sua importância religiosa, é um momento de celebração da fé das crianças e pré-adolescentes que, como Maria Alice, estão descobrindo o poder do serviço à igreja e à comunidade. A presença dessas jovens vozes, cheias de entusiasmo e devoção, é um sinal do futuro promissor da fé em Erechim.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS