Cooperativas escolares de Campinas do Sul participaram do VI Fórum Estadual das Cooperativas Escolares

As Cooperativas Escolares de Campinas do Sul (COOPACAL e UNIESCO) participaram do VI Fórum Estadual das Cooperativas Escolares do Rio Grande do Sul, realizado no dia 23 de outubro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O objetivo principal do evento foi integrar e compartilhar experiências vividas por mais de 100 cooperativas escolares do estado.

O evento contou com a presença de mais de 950 pessoas, tendo como mediadores, o Mestre em Psicologia da Educação, Roberto Gonçalves Martini, que trabalhou o tema Teia Cooperativa. A fala do vice-presidente da Sicredi Pioneira RS, Mario Konzen, destacou a importância dos temas trabalhados, especialmente em relação às mudanças do mundo pós-moderno e seus desafios e a responsabilidade das cooperativas escolares em auxiliar os jovens a pensar nesse futuro.

Soraia Schuttel, doutora em administração e pesquisadora em educação, destacou em sua apresentação a importância de se preparar para esse futuro e deu dicas de como fazer, frisando que o mais importante é fazer o que se gosta, e assim, buscar a felicidade. Na percepção de Soraia, a felicidade é o segredo do profissional bem-sucedido.

Na sequência, Iago Carvalho, analista de comunicação do Sistema OCB, apresentou o movimento nacional SomosCoop, destacando em sua fala a necessidade de mostrar para a sociedade por que o cooperativismo é bom.

O evento contou também, com a participação de representantes da federação de Cooperativas Escolares de Sunchales – Argentina, que socializaram suas experiencias com as cooperativas escolares do Rio Grande do Sul.

O encerramento do evento aconteceu com a apresentação das cooperativas escolares, onde cada uma apresentou um dos sete princípios do cooperativismo e como vivenciam esse princípio enquanto cooperativa.

Nesse ano as duas Cooperativas Escolares de Campinas do Sul, Coopacal da Escola Municipal Prof. Altayr Caldart e da UNIESCO da Escola Estadual Geny Telles Colpani, estiveram presentes no evento. O associado e presidente da UNIESCO João Victor Passini Soares, de 13 anos, foi quem apresentou os trabalhos e as atividades desenvolvidas pela cooperativa, abordando o 5º princípio do cooperativismo: Educação, Formação e Informação.

A implantação da associação de alunos para fins educativos é uma iniciativa da Sicredi Norte RS/SC, através do Programa A União Faz a Vida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, escolas municipais e estaduais.

 

Uma cooperativa escolar é uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos seus associados. Amparada pela Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei nº. 5.764/71, em sua essência busca formular uma proposta pedagógica com a participação dos aprendizes em atividades práticas. O projeto estimula o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS