
Com foco em boas práticas e valorização profissional, o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS), realizou esta semana, no Anfiteatro da URI, mais uma edição do projeto CRF Conecta – Capacita + Serviços, com uma programação voltada à qualificação profissional, atualização técnica e atendimento de serviços administrativos para farmacêuticos e estudantes da região.
O evento, que teve início na terça, 26, encerra nesta quinta-feira, 28, contou com palestras, cursos teóricos e práticos, além da prestação de serviços como emissão de crachás, orientações jurídicas e sanitárias, regularização documental e orientações para averbações de títulos.
O início do encontro, que teve a presença dos professores Luís Carlos Chicota e Juliana Roman, do Curso de Farmácia, foi coordenado pelos dirigentes do CRF/RS: a diretora-tesoureira Giovana Pereira, a conselheira Roberta Coradin, o professor Luís César de Castro e a farmacêutica e assessora Janete de Matos.
A aula sobre “Administração de medicamentos injetáveis”, ministrada pelo professor Luís César de Castro, contou com teoria, realizada de forma online, no dia 26, e a parte prática, de forma presencial, na quarta-feira, e teve como objetivo qualificar farmacêuticos para a aplicação segura de injetáveis, respeitando as normas sanitárias e priorizando o cuidado ao paciente.
Durante a atividade, o professor reforçou pontos cruciais da atuação profissional. “Precisamos invadir a sociedade com as nossas competências. Isso é empoderar a profissão. Capacitação, atitude e comunicação com o paciente são fundamentais”. A metodologia do curso alia teoria sólida à prática em simuladores, com forte ênfase em biossegurança e técnica correta.
A prática incluiu a execução dos quatro pilares da aplicação injetável: higiene das mãos, preparo do medicamento na seringa, assepsia do local de aplicação e a aplicação propriamente dita. O professor ainda compartilhou experiências reais, como um caso de infecção hospitalar causada por falha de assepsia, reforçando a importância da prática responsável.
Nesta quinta-feira, 28, às 19h, a conselheira Roberta Coradin ministra a palestra “Infrações x Erros Comuns: seus impactos nas atividades diárias do farmacêutico”, abordando falhas recorrentes na rotina profissional e seus desdobramentos legais e éticos. O curso é presencial, gratuito e com certificação.
A conselheira ressaltou o esforço da atual gestão do CRF/RS em levar ações e capacitações ao interior do estado. “É um compromisso com a valorização do profissional farmacêutico. Precisamos nos atualizar sempre, pois quem não se capacita fica para trás”, afirmou.
A farmacêutica Janete de Matos compartilhou sua trajetória e reforçou a importância da dedicação: “Segurança, atitude e proatividade são essenciais na nossa atuação. Conhecer a realidade da farmácia e aplicar corretamente os protocolos faz toda a diferença”.
Por: Setor de Comunicação Social URI Erechim