Conjunto de entidades do campo se encontram com Governador Eduardo Leite para tratar da Estiagem

Na tarde desta segunda-feira, 10 de janeiro, representantes do conjunto de movimentos do campo e da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha se reuniram com o Governador Eduardo Leite para apresentar a pauta das entidades e cobrar ações emergenciais para amenizar a dramática situação da Estiagem que assola o estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, após a apresentação dos pedidos, o Governado Leite se comprometeu com reinvindicações como a Anistia dos Programas Troca-Troca Milho e a Liberação imediata dos recursos do Programa Avançar Desenvolvimento Rural, afirmando que agora o Estado tem possibilidade de colaborar. Leite também aceito a criação de um comitê estadual para tratar do assunto e ser o intermediário junto ao governo federal.

Entretanto, as demais reivindicações solicitadas pelos movimentos do campo, ainda não obtiveram respostas e o comprometimento do Governador, ficando para ser tratadas em outras oportunidades.

O Coordenador Geral da FETRAF-RS, Sr. Douglas Cenci, avalia a reunião como positiva. “Embora os anúncios não atendam as nossas demandas e não resolvam os problemas que os agricultores enfrentam por conta da estiagem, o anúncio da anistia do troca-troca e a criação do comitê são um sinal importante de que o governo está disposto a iniciar um diálogo, algo que até agora não vinha acontecendo”. Cenci, também destaca que a FETRAF-RS estará se mobilizando nos próximos dias para cobrar que os demais pontos de pauta também sejam atendidos.

Dentre as demais demandas estão:
1. Edição de decreto de situação de Emergência para o Estado do RS por conta da estiagem;
2. Liberação de um crédito alimentar no valor de R$ 3 mil por família de agricultores familiares;
3. Operacionalizar imediatamente os R$23 milhões do BNDES a fundo perdido, referente ao Plano Camponês;
4. Agilizar a aprovação do Crédito Emergencial Rural, por meio do PL 115/2021;
5. Retomar uma política consistente e permanente de armazenamento, irrigação e de abastecimento de água, com os seguintes itens:
a. Construção de 10 mil cisternas;
b. Construção de 2 mil poços artesianos;
c. Construção de 15 mil açudes;
d. Distribuição de 10 mil Kits de Irrigação;
6. Agilizar a liberação do Programa de Sementes Forrageiras de inverno;
7. Agilizar junto a Emater/Ascar-RS as vistorias do Proagro.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS