Conheça São Francisco de Assis e entenda por que ele é o padroeiro dos animais

Em 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como o novo Pontífice, tendo escolhido seu nome, Papa Francisco, inspirado no padroeiro dos animais e dos mais pobres – São Francisco de Assis. O santo católico foi canonizado no Século 13 e tem sua festa litúrgica comemorada no dia 4 de outubro. Em 1939, o Papa Pio XII o elevou a padroeiro principal da Itália.

A força de São Francisco de Assis no Brasil é grande e muito antiga. Os primeiros evangelizadores que vieram para catequizar os indígenas foram franciscanos e a primeira missa brasileira fora ministrada por Henrique de Coimbra – também franciscano.

Vida

Nascido na cidade de Assis, na atual Itália, ele teve como nome de batismo Giovanni di Pietro di Bernardone. Sendo filho de um próspero comerciante, a pobreza não foi algo que São Francisco de Assis experimentou no começo de sua vida. E como todo jovem de sua época, ele almejava a glória, fama e fortuna, sendo necessário que se lançasse em batalhas para alcançar esse objetivo. Incentivado pelo pai, lutou na guerra que sua cidade travou contra Peruggia, mas não foi bem sucedido, pois se tornou prisioneiro e ficou retido por aproximadamente um ano.

Aos poucos, de um jovem boêmio e com desejo de glória, o futuro São Francisco de Assis passou a se tornar mais humilde e se afastou do seu antigo modo de vida, chegando a se retirar para uma caverna para orar. Um dia, ao ir até uma velha igreja afastada de sua cidade, ele recebeu um pedido de Deus para que reformasse o local. Ao se lançar no processo de reestruturação física do local, trabalhando como pedreiro, ele se deu conta de que estava passando por uma “reforma espiritual”.

Contudo, a ação trouxe problemas para o padroeiro dos animais, pois seu pai não aprovava o movimento que estava empregando. E então um dia, na praça de Assis, ele se despiu e entregou as roupas para o patriarca, uma ação que simbolizava seu rompimento com o mundo.

Pobreza radical e padroeiro dos animais

A renúncia a qualquer bem material não é exatamente uma criação ou algo exclusivo de São Francisco de Assis, mas é possível dizer que o futuro santo foi responsável por elevar o voto de pobreza a um patamar de importância sem precedentes. Em sua época, a indiferença das pessoas para com os mais pobres era grande, então ele adota esse estilo de vida quase como um movimento de denúncia.

— Ele viveu em uma época que teve Cruzadas, conflitos internos na igreja e grandes reformas diante da figura do papa Inocêncio III. E São Francisco de Assis mostra que, para combater aquilo que fere a fé, a vida, é preciso a pobreza. Pobreza como ideal de vida. Como jovem, conseguiu trabalhar as inquietações de sua juventude entre as polaridades guerra e paz. Ele entendeu que a paz era um projeto de vida, ele ressignificou o mundo do seu tempo com a paz. A mensagem dele é atual ainda, mesmo depois de oito séculos. — disse o padre Felipe Cosme Damião Sobrinho, professor da PUC-SP, em entrevista para o portal Uol.

Contudo, o olhar de São Francisco de Assis se estendeu para além dos pobres. Durante seu voto de pobreza, ele também teve uma relação bem próxima com os animais e com a natureza, a ponto de ser considerado padroeiro.

 

Fonte: GZH

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS