Conheça o primeiro egresso da UFFS de Erechim a concluir um doutorado

Natural do interior de Quatro Irmãos, César Tiago Forte acaba de defender sua tese no Doutorado em Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria

Em seus 10 anos de existência recém completados, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim já realizou o sonho de diversas pessoas que por ela passaram. É o caso de César Tiago Forte, egresso do curso de Agronomia e do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Após se formar na UFFS, César ingressou no Doutorado em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), concluído no final do último semestre. Ele é o primeiro egresso de um curso de graduação do Campus a concluir um doutorado.

César saiu do interior de Quatro Irmãos-RS para estudar na UFFS. Ingressou na instituição por meio do Enem, feito em 2009. “Iniciei os estudos sem saber ao certo se era isto que eu queria. Com o passar do tempo, percebi a grande importância da Universidade para o meu crescimento profissional e pessoal”, conta.

O interesse de seguir carreira acadêmica surgiu nas aulas do professor Leandro Galon, quando o docente articulou a construção de um grupo de pesquisa. Participando do grupo e convivendo com o professor, a vontade de seguir os passos do docente foi despertada. Com o término da graduação, César fez o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental também na UFFS – Campus Erechim e, depois, seguiu para o doutorado, na área de herbologia, na UFSM.

Na nova instituição, fez pesquisas e desenvolveu seu projeto sobre dormência de sementes e manejo da Solanum americanum. Em dois anos e meio fez testes de diferentes métodos de superação da dormência das sementes, testes de resistência da espécie a herbicidas e o seu comportamento perante os atuais manejos adotados para seu controle.

Ainda quando estava cursando o doutorado, César começou a trabalhar em uma empresa do agronegócio. Defendeu sua tese no dia 16 de agosto. Na banca, o professor Galon foi um dos avaliadores.

Agora doutor, o egresso da UFFS recorda da sua primeira Universidade com carinho e votos de sucesso. “A UFFS abriu e vai abrir muitas portas para os alunos que passarão por ela”, diz.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS