Como podemos nos proteger de um ataque hacker
Todo mundo já ouviu falar de algum ataque hacker que prejudicou várias pessoas. Infelizmente, esses crimes são comuns e até grandes empresas já sofreram com isso. Para ajudá-lo a se proteger, criamos este artigo com algumas táticas de defesa.
Cuide bem das suas senhas
Ter senhas fortes é a melhor coisa que uma pessoa comum pode fazer para se proteger. Muita gente prefere criar senhas fáceis, pois são fáceis de lembrar. O problema é que elas também são fáceis de serem descobertas.
Em vez de adotar essa estratégia, recomendamos usar senhas fortes e então colocar todas em um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas salva todas as suas senhas, quando escolher um gerenciador para o Chrome, opte pelas opções oficiais ou mais confiáveis. Você não quer um programa suspeito com as suas senhas.
Através deste software, tudo o que você vai precisar é lembrar da senha do gerenciador. Portanto, se você tiver 10, 20 ou 30 senhas, não fará diferença, pois tudo o que é necessário será lembrar da senha do gerenciador.
Mantenha seu software atualizado
Um software é atualizado por diversos motivos, um desses motivos é a atualização de segurança. Isto é, a empresa por trás do software descobre um bug ou falha que pode ser explorada por hackers. Para impedir isso, elas corrigem o problema em forma de uma atualização.
O melhor que você pode fazer é simplesmente ativar as atualizações automáticas no seu sistema. Dessa forma você não vai ter que aprovar as atualizações uma por uma. Assim que você ligar o computador e tiver acesso à internet, a atualização vai começar.
Use software livre se possível
Um software livre, como as distribuições Linux, são os sistemas operacionais mais seguros do mundo. Não é preciso instalar um antivírus pois o sistema já faz esse papel por si só. O motivo para tanta segurança é simples, o código do software livre é aberto.
Dessa forma, qualquer programador pode conferir o código, o que facilita a descoberta de bugs, falhas de segurança e etc. Esses programas são literalmente desenvolvidos de forma comunitária. Milhares de programadores fazem contribuições que ajudam a aumentar os níveis de segurança.
Não deixe outras pessoas utilizarem seus dispositivos
Isso vai ser difícil para alguns e até impossível em alguns casos. Mas o cenário ideal é aquele em que você é o único a acessar o seu computador, smartphone e etc. Não estamos dizendo que uma pessoa pode abertamente tentar te prejudicar.
Mas, há casos em que pessoas, mesmo com boas intenções, vão acessar sites suspeitos, instalar programas ruins e etc., tudo isso por pura ignorância. Há pessoas por aí que nunca leram um artigo sobre segurança da informação na vida. Mantenha-as longe dos seus dispositivos.
Não compartilhe informações com qualquer um
É mais fácil para um hacker explorar a falha humana do que explorar a falha de um sistema. Isto é, eles agem como estelionatários, se passam por funcionários de bancos e solicitam informações confidenciais.
É um golpe bastante comum, mas muitas pessoas acabam caindo nisso. O melhor que você pode fazer é verificar duas vezes antes de compartilhar seus dados pessoais. A maioria dos bancos nunca vai solicitar dados dos clientes por e-mail ou telefone já para evitar esse tipo de problema.
Desconfie de qualquer um que pede os seus dados de forma invasiva. A maioria das empresas não vai até você pedir seus dados. O que elas fazem, quando necessário, é criar meios oficiais, como um website, e então você tem que ir até esses meios para preencher formulários e etc.
Mantenha-se atualizado
A falha humana é o tipo de falha mais explorado por criminosos. As empresas de software estão constantemente melhorando a segurança de seus produtos, mas pouca coisa é feita para educar os usuários.
Você, o usuário da tecnologia, deve enxergar a si mesmo como uma ferramenta de segurança. Mantenha-se atualizado, leia artigos e revistas sobre segurança da informação e etc. O fato de você estar lendo este artigo já é um bom sinal.
Considerações finais
Bom, essas foram nossas dicas para se proteger de ataques hackers. Seguindo essas instruções você provavelmente vai estar mais seguro do que um usuário médio da internet. Mas não se esqueça, se mantenha atualizado.
Por Assessoria de Comunicação