
A semana no Rio Grande do Sul começa com instabilidade e muito vento por um ciclone extratropical na costa, mas depois terá vários dias de sol pela frente com frio no momento inicial seguido de elevação da temperatura.
Nesta segunda-feira, o tempo ainda apresentará instabilidade no Rio Grande do Sul, mas sem volumes tão altos quanto os registrado no final do sábado e durante este domingo no estado. O território gaúcho vai estar sob influência da circulação ciclônica, o que vai trazer um dia com muitas nuvens ainda em grande número de cidades gaúchas, especialmente da Metade Leste do estado.
Ainda chove e garoa na maioria dos locais na primeira metade desta segunda, mas no decorrer do dia ocorrem aberturas de sol em diferentes pontos do estado, especialmente à tarde. Como é comum em circulação ciclônica, em vários locais o dia alternará sol, nuvens e chuva com formação de arco-íris em alguns pontos.
O ciclone vai impulsionar ar mais frio para o estado e as mínimas do dia ocorrem à noite, quando a maioria das cidades gaúchas terá marcas ao redor e abaixo dos 10ºC com registros inferiores a 5ºC nos Campos de Cima da Serra, onde o vento trará sensação térmica negativa em alguns pontos.
Na terça-feira, com o afastamento do ciclone, ar mais seco cobre o Rio Grande do Sul. O começo do dia ainda pode ter maior nebulosidade no Norte e no Nordeste gaúcho, mas ao longo da terça o sol aparece em todas as regiões e com momentos de céu claro em algumas.
O vento ainda pode soprar moderado a forte no começo da terça em pontos próximos da costa e nos Campos de Cima da Serra, mas cede durante o dia. A terça começa fria com marcas abaixo dos 5ºC na Campanha, no Centro, parte do Oeste e nos Aparados. A tarde será fria a amena.
Já a quarta-feira será ensolarada no Rio Grande do Sul e com amplos períodos de céu claro. Com tempo mais aberto, ar mais seco e vento mais calmo, a madrugada será muito fria com marcas ao redor e abaixo dos 5ºC na maioria das regiões, o que vai trazer geada. Marcas negativas são esperadas nos Campos de Cima da Serra que terá um começo de dia congelante. A tarde será amena, mas volta a esfriar rapidamente no começo da noite.
Na quinta-feira, o sol mais uma vez predomina no território gaúcho, mas no Oeste e no Sul devem ingressar nuvens altas. Faz frio cedo em todas as regiões e intenso em pontos de baixadas das regiões serranas. Nos Aparados, chance de marcas abaixo de zero na área de São José dos Ausentes. A tarde será amena na Metade Sul, no entanto ingressa ar quente na Metade Norte com máximas acima de 20ºC
Na sexta-feira, primeiro dia de agosto, o sol aparece com nuvens e a nebulosidade vai aumentar no decorrer do dia a partir do Oeste e do Sul, onde o céu pode passar a nublado e encoberto. Não se afasta chuva até o fim do dia em pontos do Oeste e do Sul perto da fronteira com o Uruguai. Faz menos frio cedo e a tarde será quente na Metade Norte, até com marcas acima de 25ºC em alguns municípios.
Fonte:https://metsul.com/como-fica-o-tempo-na-semana-que-comeca-com-ciclone-e-muito-vento/#goog_rewarded .