Comitiva de Erechim faz visita técnica em Canoas e Novo Hamburgo

Comitiva de Erechim esteve nesta semana realizando visitas técnicas em Canoas e Novo Hamburgo, com o objetivo de conhecer os projetos de georreferenciamento e geoprocessamento implantados nos dois municípios. O grupo, formado pelos secretários de Fazenda, Roberto Dionísio Fabiani; de Planejamento, Gestão e OP, José Osvaldo Leite Camargo; de Obras Públicas e Habitação, Vinícius Anziliero, e do chefe do Setor de Cadastro Imobiliário, Giovani Gallego Leichsenring, esteve entre os dias 12 e 13, conhecendo os programas que são referência no Estado.

Na segunda-feira (12), estiveram no Instituto Canoas XXI e foram recebidos pelo diretor-presidente do Instituto, Francisco Hörbe, e pelo diretor executivo, Oswaldo Steffen. A apresentação sobre o sistema foi conduzida pelo diretor de Cadastro Técnico e Geoprocessamento do Instituto, Daniel Colvara.

O presidente Hörbe, comentou que a integração com os municípios que estão iniciando com o geoprocessamento é fundamental para orientar essas prefeituras na importância e na funcionalidade da ferramenta e para mostrar a expertise do Instituto Canoas XXI, que já tem o sistema instalado há 10 anos. “Como um dos municípios que tem o melhor geoprocessamento do Rio Grande do Sul, é importante que Canoas tenha essa aproximação com outros municípios para uma orientação sobre toda a utilidade da ferramenta”, salientou.

O secretário da Fazenda de Erechim, Roberto Fabiani, afirma que a finalidade da visita ao Instituto Canoas XXI foi conhecer o funcionamento do sistema Geocanoas para possível implantação em Erechim. “Estamos tentando implantar nosso próprio sistema de geoprocessamento no município para facilitar a parte de recadastramento imobiliário e cadastramento de obras. Além disso, pretendemos implantar um sistema diferente de encaminhamento de projetos. Viemos para Canoas justamente para entender o funcionamento do Geocanoas, que é uma referência no Estado, e ver o que é possível implantar em Erechim”, destaca Fabiani.

Na terça-feira (13) a comitiva esteve em Novo Hamburgo para conhecer o sistema integrado de gerenciamento de dados do setor de Cadastro Digital (Cadig), que unifica e agiliza a gestão por meio de buscas inteligentes e simultâneas de dados. O grupo foi recepcionado pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, e pela coordenadora do Cadig, Maura Gelcich.

Conforme a secretária Roberta, a prefeitura tem ampliado o seu sistema digital. “E hoje oferece informações mais abrangentes e precisas de geomapeamento, atendendo a diferentes necessidades urbanísticas”, destaca.

Para o secretário Camargo, os órgãos públicos buscam se equipar com tecnologias cada vez mais avançadas, pois o caminho digital é sem volta. “A visita técnica em Novo Hamburgo teve como objetivo constatar na prática a eficiência de um sistema de referência em informação, que permite adaptações à realidade de cada prefeitura”, completa.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS