Comitiva de Condução da Chama Crioula recebe a Medalha Mérito Legislativo

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim foi tomado pelo espírito tradicionalista na última segunda-feira (23). Em emocionante sessão especial proposta pelos 17 parlamentares, a Comitiva de Condução da Chama Crioula da 19ª Região Tradicionalista foi condecorada com a Medalha Mérito Legislativo, uma das principais honrarias concedidas no município. Receberam a homenagem os cavaleiros que realizaram o percurso de nove dias, entre Tenente Portela e Erechim, totalizando 230 km à pata de cavalo. Esta é a 72ª geração de distribuição da chama crioula do Rio Grande do Sul. A sessão contou com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, da coordenadora da 19ª Região Tradicionalista Cleusa Sotoriva, e com apresentação de danças típicas e declamação de um poema.

Oradora da sessão, a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) lembrou de um dos maiores nomes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Paixão Cortes, falecido no ano passado, e exaltou o trabalho desempenhado pela Comitiva Condutora da Chama Crioula, que em 2019 pela primeira vez foi dirigida por uma mulher, Tatiana Santin. “É gratificante e motivo de orgulho observar e prestigiar a organização e o empenho deste grupo, que todo ano deixa seus afazeres pessoais, suas famílias, seus trabalhos por uma causa coletiva. Afinal, preservar a cultura e a tradição requer renúncia e voluntariado”, destacou Sandra, dedicando a homenagem, também, a todos que passaram pela comitiva em anos anteriores.

Representando o grupamento, Tatiana agradeceu o reconhecimento por parte do Poder Legislativo e se disse honrada em fazer parte de um momento tão especial e de forte valorização da cultura gaúcha. “Tenho neste grupamento pais, avós, pessoas muito experientes que já foram diretores de cavalgadas e que nos ajudaram a formar a grande família da condução da chama crioula. Tivemos a responsabilidade de conduzir à pata de cavalo a chama para a abertura dos festejos farroupilhas em nosso município, e abrimos mão de muitas coisas para cultuar, defender e manter a tradição que recebemos”, afirmou a diretora de cavalgadas.

Integrantes homenageados com a medalha

Tatiana Santin

Jaci Salete Pinto Ribeiro

Idacir Luiz Santin

Luiz Helgar Hepp

Derli Iraini Perin

Vilmar Ivo Giaretton

Ivo Marchioro

Eduardo Meneghatti

Orlando Perin

Ademir Antonio da Cruz

Wilson Renato Loch

Dejanir Rodrigues

Sergio Biesek

Luiz Antonio Torres

Alisson Javornik

Juarez Dalla Costa

Danilo Celi

Welmor Kravos

Volmir Mondini

Elói Jaguszeski

Carlos José Demoliner

 

Equipe de apoio

Elizeu Lucas Teixeira

Antonio Carlos Nunes

Evandro Bonfante

Wolmir Pereira da Silva

Claudemir Demoliner

Jeferson Potrats

Adair Garcia

Cleomar Paliga

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS