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Comitê de Desburocratização avalia processos e divulgação da Transformação Digital nas redes sociais

Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim, se reuniram, na manhã desta terça-feira (9), no Salão Nobre, para trocar ideias, compartilhar informações, expertises, e avaliar os processos da 3a onda de Transformação Digital em cada secretaria, e a divulgação dos serviços públicos nas redes sociais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança e o Gabinete de Transformação Digital.

Na ausência do secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, cumprindo agenda na capital do Estado, a reunião foi coordenada pelo diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, que quis compartilhar informações do curso – Mídias Sociais para Gestores Públicos: Desenvolvimento de Conteúdo e Construção de Relacionamento Humanizado, promovido pelo Instituto de Estudos Municipais, no fim do mês de abril.

Os representantes de cada secretaria fizeram as considerações sobre a situação de cada setor da administração pública, aspectos que precisam ser melhorados ou que já são satisfatórios, na divulgação da pauta digital, dos serviços públicos à população.

“Estamos utilizando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a eficiência dos serviços públicos, por isso, é necessário buscar informações, subsídios, para estruturar a divulgação nas redes sociais. Alcançamos a marca de 72% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo SysCidadão, mas ainda temos um longo caminho a ser percorrido em áreas com maior complexidade”, explica o diretor.

Ele comenta que a participação no curso trouxe informações técnicas para ajudar a divulgar os serviços públicos e engajar a população nas redes sociais, fazendo uma fonte de informação para a comunidade.

“Por exemplo, as postagens simples, leves, alegres, são importantes porque elas engajam o público. As redes sociais funcionam com algoritmos, têm uma lógica, para ampliar a divulgação dos serviços, o algoritmo não percebe o conteúdo em si, mas o que foi feito com aquele conteúdo, se ele foi compartilhado, curtido, se houve comentários. Então, o Poder Público está interagindo com as pessoas, se aproximando delas via rede social, para ampliar a divulgação dos serviços públicos, porque esta é a proposta da Transformação Digital”, comenta o diretor.

Outro dado importante, acrescenta o diretor, segundo alguns estudos, a maior parte do público acessa as informações pelo celular. “Então, além do site, que é a página oficial da prefeitura, os conteúdos têm que simples e objetivos, de fácil entendimento, e transformados para cada tipo de rede social para conseguir prender a atenção das pessoas. Por exemplo, se for vídeo, não pode ser longo e precisa ser legendado, em média se leva 1,7 segundos para engajar uma pessoa num vídeo”, afirma.

Conforme o diretor, André Luiz Dalo Rosa, a questão central é que com os serviços públicos sendo disponibilizados de forma on-line, via site ou aplicativo SysCidadão, é importante trabalhar com todos os recursos digitais.“Temos que estar atentos a todas as ferramentas, que possam divulgar os serviços públicos, porque nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão”, disse.

Por Assessoria de Comunicação 

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