Começam as matrículas na UFFS

Aprovados no Vestibular e no Sisu têm até terça-feira para efetuar o procedimento. Plataforma do MEC já está aceitando as manifestações para a Lista de Espera

Iniciaram nesta quarta-feira (29), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), as matrículas dos candidatos aprovados no Vestibular realizado em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ainda hoje a Instituição deve publicar o edital relativo às matrículas dos candidatos classificados na primeira chamada do Sisu. Estes, porém, já podem se dirigir ao Campus e efetuar o procedimento, que ocorre nas mesmas datas e horários de quem passou no Vestibular.

As matrículas serão feitas até terça-feira (4), no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No Campus Erechim elas ocorrem no térreo do Bloco A. Os classificados devem ficar atentos à documentação necessária, disponível no site da Universidade: www.uffs.edu.br. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone da Secretaria Acadêmica: (54) 3321-7084.

Os horários de transporte urbano estão disponíveis em www.uffs.edu.br/campi/erechim/horarios_de_onibus.

Quem tentou uma vaga no Sisu mas não ficou classificado, já pode participar da Lista de Espera. A manifestação deve ser feita em www.sisu.mec.gov.br até terça-feira.

Primeiras matrículas: sonhos realizados

Hoje, os aprovados aguardavam desde cedo o início das matrículas. Eles são recebidos no Campus por uma equipe de estudantes monitores da Universidade responsáveis pelas boas-vindas e pelos primeiros encaminhamentos.

Conforme a modalidade de classificação (ampla concorrência ou ações afirmativas), os aprovados devem se dirigir a diferentes espaços. Os servidores conferem se toda a documentação necessária está correta e, depois, efetuam a matrícula.

Em outra sala, os agora acadêmicos recebem orientações sobre auxílios socioeconômicos, bolsas, aprendem a acessar os sistemas da Universidade no computador e, também, confeccionam a carteirinha do Restaurante Universitário e da Biblioteca.

Morador de Estação, o jovem Marco Antônio Comin foi aprovado para o curso de Agronomia. “Fiz vestibular para várias instituições da região, mas minha prioridade sempre foi entrar na UFFS”, conta. “Escolhi a UFFS pela qualidade e gratuidade. Além disso, ter uma Universidade Federal perto de casa é muito prático”. O pai, Márcio, acompanhou o filho durante a matrícula. “Na minha época as Universidades Federais estavam sempre em cidades distantes. Então ter essa oportunidade aqui na região, com qualidade de ensino, é muito bom”, reflete.

Natural de Getúlio Vargas, Milene Karpinski Ribeiro também comemora a aprovação no Vestibular. “Há dois anos eu tento entrar na UFFS, e agora finalmente consegui”, diz a caloura do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para Milene, trata-se da realização de um antigo sonho. “Desde criança eu já dava sinais da profissão que queria. Brincava de ser professora, tinha giz de cera e quadro negro, brincava de aulinha, enfim. A Pedagogia sempre foi meu objetivo. Sem falar que amo crianças”, revela.

“Tenho amigas que estudam aqui e falam muito bem da UFFS. Sempre me disseram que a Universidade é muito acolhedora. E já no dia da matrícula eu realmente sinto isso”, conta a futura pedagoga. “Sem falar que ela é pública, gratuita, perto da minha casa. Eu não tenho condições de pagar uma faculdade particular. Estar aqui é realmente a realização de um sonho”, finaliza.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS