Começa Jornada de Medicina da URI

Terá início na noite desta sexta-feira, 06, a programação da 3ª Jornada Acadêmica do Curso de Medicina da URI, que tem como temática “Entrelaçando Medicina e Arte”. O evento, que prossegue até o dia 20 de novembro, conta com a realização do Primeiro Interligas MED, Primeira Mostra Fotográfica Virtual Arte & Medicina e o Primeiro Salão Científico Online.
A novidade desta edição é a realização do 1º INTERLIGAS MED URI, como Pré-Jornada, que começa hoje à noite e que tem como finalidade promover atividades interdisciplinares e interprofissionais, de pesquisa, ensino e extensão entre as Ligas Acadêmicas da URI. O Curso conta com as Ligas Acadêmicas de Cirurgia Geral; Clínica Médica; Trauma, Urgência e Emergência; Medicina do Esporte e do Exercício; Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências; Pediatria; Saúde da Família; e Saúde Mental e Psiquiatria.

O principal objetivo desta Jornada é enriquecer a formação e a atuação dos profissionais da saúde com base no debate do tema do evento que acontecerá por meio de apresentações referentes à História da Medicina e a Medicina Narrativa, estimulando a visão humanística e o desenvolvimento de habilidades como a observação, compreensão e empatia por meio da arte. A solenidade oficial de abertura será realizada no dia 18, tendo como palestrante a professora Maria Helena Itaqui Lopes que, por meio de um Webinar, fará a dissecção do quadro “A Lição de Anatomia do Dr. Tulp”, de REMBRANDT, transmitida pelo YouTube da URI Erechim.

Paralelamente, a 1ª Mostra Fotográfica Virtual, com o tema “Arte & Medicina”, objetiva estimular a criatividade e o desenvolvimento das habilidades de comunicação por imagens, além da capacidade de observação e compreensão e a expressão de sentimentos e visões na formação médica. As fotografias participantes da Mostra poderão ser visualizadas no site da URI, em exposição temporária e, de forma permanente, no Espaço Artístico e Cultural da FAMED (Faculdade de Medicina).
Por outro lado, o 1º Salão Científico Online adotou, neste ano, o formato de Comunicação Oral para a apresentação das produções científicas, as quais serão publicadas nos Anais da 3ª Jornada.
A Jornada de Medicina tem como público-alvo alunos, professores, preceptores, funcionários, profissionais da área da saúde e o público em geral.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS