
A URI Erechim (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) deu início na noite de segunda-feira, 17, ao projeto de capacitação de professores deste ano.
O encontro de abertura aconteceu às 19h, no Salão de Eventos, com a presença de professores dos municípios de Áurea, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Faxinalzinho, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Ponte Preta, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.
A capacitação de professores é uma das marcas da URI, comprometida no desenvolvimento do ensino regional. Esta é a sétima edição que abordará diversas temáticas ao longo de 40 horas, a serem desenvolvidas durante o ano.
Este curso, que conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Erechim, através da editora FTD, só está sendo possível graças, também, à compreensão, união e dedicação dos municípios, através de seus secretários, que olham para o futuro visando a melhoria contínua em suas comunidades.
A programação teve a presença do Professor e Neuropsicólogo Antônio Pacheco, de Curitiba, Mestre em Educação na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando da educação infantil ao ensino médio, como docente e em cargos de gestão. Autor de livros e artigos, se dedica há mais de uma década em ministrar palestras e cursos de formação nas áreas da educação, psicologia do desenvolvimento e comunicação, tanto para instituições de ensino como para empresas dos mais diversos ramos, em todo o Brasil.
O palestrante destacou em sua fala as cinco competências que devem ser priorizadas pelo setor educacional: foco no cliente final, ou seja, o aluno; entender o processo de aprendizagem; ter eficácia nas iniciativas; utilizar o lúdico como ferramenta didática; e a humanização nas relações.
Texto e fotos: Ascom URI Erechim