Colégio Franciscano São José lança Novo Ensino Médio – Você Protagonista

O Colégio Franciscano São José mantém-se atento às novas demandas e tendências educacionais, às exigências de atualização e à qualificação constante. Uma educação transformadora é direcionada ao desenvolvimento integral do estudante, isto é, prepara-o para além do mercado de trabalho, aspecto que também é próprio do carisma franciscano no modo de educar.  Deparamo-nos com um mundo globalizado que nos coloca ante um novo desafio: aprender a conviver, a dialogar e a valorizar a diversidade humana.  Impulsionado por tudo isso, o Colégio apresenta o NOVO ENSINO MÉDIO.

Esta nova proposta, pensada e elaborada pelo Colégio, visa ser um tempo de consolidação das aprendizagens construídas ao longo da caminhada escolar, garantindo a construção do conhecimento acadêmico impulsionando o estudante para o ingresso ao Ensino Superior; também a escolher um caminho de realização pessoal e profissional.

Os currículos do Novo Ensino Médio serão compostos por dois blocos articulados e indissociáveis: 1) A Formação Geral Básica, que são os componentes curriculares comuns e obrigatórios, divididos nas quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias  e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 2) Os Itinerários Formativos elaborados em consonância com a Formação Geral Básica, são componentes obrigatórios ou eletivos que possibilitam ao estudante o aprofundamento de suas habilidades.

 

Itinerários Formativos que serão ofertados pelo Colégio

O diferencial do itinerário formativo na formação do estudante tem como objetivo consolidar, aprofundar e ampliar a formação integral, contribuindo para que os estudantes possam construir e realizar o seu projeto de vida pautado em princípios e valores, tornando-os pessoas mais felizes, integradas, propositivas e profissionais mais completos.

PROJETO DE VIDA: É o coração do novo Ensino Médio. Uma estratégia pedagógica que promove o autoconhecimento do jovem e sua dimensão cidadã de modo a orientar o planejamento da carreira profissional almejada a partir de seus interesses, talentos, desejos e potencialidades. O mesmo será abordado em três dimensões diferentes: pessoal, social e profissional, o que contribuirá para o aprimoramento do estudante, preparando-o para uma escolha profissional mais assertiva, que possa responder aos desafios da sociedade contemporânea em âmbito social, econômico, ambiental e político preparando-o para empreender ações e projetos de cidadania.

EU CIENTISTA: Investigação científica que consiste no pensar e no fazer científico. Pressupõe a pesquisa, o aprofundamento de conceitos das ciências, interpretação de ideias, criação de protótipos intencionando qualidade de vida e saúde integral, a interpretação de fenômenos e processos.

 ESCRITA CRIATIVA: Estimula a criatividade com objetivo de promover uma aprendizagem construtiva, cooperativa e significativa, utilizando critérios que valorizem a expressividade e originalidade das motivações e das potencialidades, dos contextos de vivências sociais. A escrita criativa constitui uma das melhores formas de estimular os processos de pensamento e comunicação.

CRIAÇÃO ARTÍSTICA: Um processo criativo que envolve o desenvolvimento das múltiplas linguagens: oral, escrita, artística, cultural, dentre outras, que resultará na evolução das habilidades relacionadas à convivência, viabilizando empreendedorismo, resolução de problemas da sociedade e intervenção sociocultural, mobilizando, para isso, conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar os conflitos.

TRILHAS DE APROFUNDAMENTO: Tem como foco principal a preparação para o ENEM e vestibulares, buscando alcançar maior nível de proficiência. Um olhar para ampliar indicadores de qualidade obtidos por meio das avaliações externas rumo ao Ensino Superior.

Implementação

O Novo Ensino Médio será implementado a partir do ano de 2022, com a 1ª Série.

Agende seu horário e venha conhecer esta proposta diferenciada.

Assessoria Colégio Franciscano São José

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS