Coder relata viagem a Caxias do Sul para as entidades e conselheiros fundadores

O Conselho de Desenvolvimento de Erechim realizou uma reunião no sábado, 9, com as entidades e conselheiros fundadores, para explanar sobre a viagem realizada no dia 7 de abril a Caxias do Sul, buscando conhecer a experiência daquele município em termos de coletividade e metodologia para novos projetos no planejamento de Caxias para 2040.

Lá mantiveram inúmeros contatos. Visitaram o MobiCaxias, Universidade de Caxias do Sul – TECNOUCS (Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação), UCSGraphene, e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. Participaram da viagem dirigentes do CODER, empresários e entidades setoriais. Na reunião também foi definida a forma de condução dos Grupos de Trabalho (GTs) do Coder para este ano. A Comitiva, liderada pelo presidente Mário Cavaletti, deixou um convite para os caxienses virem a Erechim retribuir a visita e para conhecerem o que é produzido no município.

O encontro foi aberto pelo presidente do Coder, Mário Luiz Cavaletti, que relatou a viagem realizada. Segundo ele, em Caxias do Sul foram recebidos pelo prefeito Adiló Didomenico, pela vice-prefeita Paula Ioris e empresários da CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços -, onde houve a exposição do trabalho político apartidário realizado na Instituição, com vistas a somar esforços e desenvolver projetos para o avanço do município.

A vice-prefeita almoçou com o grupo visitante que pela parte da tarde teve a oportunidade de conhecer a UCS – Universidade de Caxias do Sul-, inclusive os investimentos e a estrutura de pesquisa com grafeno, completando a visita na Mobilização por Caxias do Sul – MobiCaxias. Esta entidade tem como seus princípios e conceitos os mesmos definidos nas literaturas de inovação e ecossistemas inovadores do país, tendo como base a tríplice hélice e atualmente a quadri hélice, formado por lideranças representativas do poder público (executivo e legislativo), iniciativa privada (entidades empresariais), academia (universidades, institutos de ensino e pesquisa, faculdades), e a sociedade civil organizada representada por sindicatos, associações e outras instituições e organizações de caráter comunitário, cultural e social, além de pessoas físicas unidas e comprometidas em prol do município e seu futuro. O MobiCaxias está comprometido em realizar projetos factíveis e importantes para o futuro da cidade, respeitando a sua cultura e planejando a Caxias do Sul para o ano de 2040.

Conforme explicou Mário Cavaletti, em Caxias do Sul o Conselho se estruturou de forma que possuem um executivo em tempo integral que faz as frentes e organiza tudo. Desta forma, ele ponderou que é importante que o Coder tenha um executivo também em tempo integral para dar andamento ao trabalho.

O presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, assumiu a palavra e falou da importância de achar uma forma de mobilizar as pessoas para envolver todos num objetivo comum. Comparou o Projeto do Coder com o do Mobi em termos de áreas de atuação, amplitude e segmentos. Falou que o Mobi envolve sindicatos laborais, patronais, entidades religiosas, educacionais, de classe, ou seja, conseguiram envolver toda a sociedade. O poder público está diariamente no ambiente do Mobi, que está dentro de uma Universidade. Destacou que o projeto do Coder é muito bom e que é necessário achar uma forma de envolver mais a sociedade aqui em Erechim para atuar junto. Citou também pontos de destaque do que viram em Caxias: um ambiente de união e de desenvolvimento tecnológico. Ressaltou ainda a importância de os projetos de tecnologia estarem dentro de uma Universidade.

Todos os que participaram da viagem foram unânimes em falar que as visitas foram altamente produtivas, agregaram conhecimento e foram válidas pelas trocas de experiências.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS