Clínica de Odontologia da URI e Centro de Especialidades Odontológicas à disposição da comunidade

No programa Cultura News, da Rádio Cultura FM, a professora coordenadora do Curso de Odontologia da URI, Simone Tuchtenhagen, e o professor Marcelo Pillotto falaram da importância não só da formação do profissional da área, mas também do trabalho social realizado pela Clínica de Odontologia e pelo CEO. O Curso de Odontologia já tem 14 anos e formou sua 10ª Turma no início de 2024. Atualmente, o curso é estruturado no turno da noite, com duração de 5 anos e 4 mil horas de atividade, sendo metade delas aulas práticas.

O professor Marcelo Pillotto disse que quando a URI implantou o curso de odontologia, um dos objetivos, além de trazer a formação para os alunos, foi proporcionar atendimento gratuito à população, dentro das especialidades que o curso oferece. A clínica de Odontologia está localizada junto à URICEP, na rua Maranhão, próxima à Rodoviária, ocupando 2 andares do prédio. Além de vários laboratórios, há uma estrutura disponível com mais de 40 cadeiras completamente equipadas, onde os alunos realizam atendimento aos pacientes dentro de suas disciplinas. Em 2014, a Universidade firmou um convênio com a Prefeitura Municipal de Erechim e o Ministério da Saúde, através do “Programa Sorridentes”, que é o CEO. Dentro desse convênio, a URI atende pacientes encaminhados pela rede municipal, após consulta aos odontólogos do município. Quando os profissionais detectam uma das especialidades que o CEO oferece, os pacientes são encaminhados para o tratamento. As especialidades incluem Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia (extração de dentes até extração de siso), Periodontia (tratamento de gengiva e saúde bucal) e pacientes especiais (autismo, síndrome de Down, cardíacos, entre outros). Esses pacientes passam por uma triagem com análise da saúde bucal e são encaminhados para uma das clínicas da URI, com atendimento por alunos sempre acompanhados por professores. Em muitos casos, há pacientes que não passam pela rede municipal e procuram atendimento, como por exemplo, colocação de prótese. Eles passam por uma anamnese (estudo da saúde bucal) e são encaminhados para a disciplina de prótese, que fará o acompanhamento e o estudo de cada caso para o implante. Na prótese, o único custo é o da prótese.

Quando o aluno ingressa no curso, ele recebe aulas teóricas e práticas, e já a partir do 1º semestre estas são realizadas nos laboratórios com modelos. A partir de agosto deste ano, uma nova turma ingressará no curso e já irá para a clínica para observar o trabalho dos alunos mais experientes, com conhecimento do dia-a-dia clínico. No laboratório, eles trabalham com manequins, dentes de plástico e simuladores, e quando chegam ao 5º semestre, iniciam o atendimento de pacientes, realizando restaurações e procedimentos mais simples. A prática, na verdade, inicia muito cedo. O aluno recebe todo o embasamento teórico e conceitual e, ao mesmo tempo, conhecimento prático, quando lhe é oferecida toda a estrutura laboratorial da Universidade, como o anatômico, que também é utilizado por acadêmicos de medicina, enfermagem, fisioterapia e Direito.

Nas Clínicas de Odontologia da URI, onde o aluno atende o paciente, existe sempre acompanhamento e orientação de professores. A Universidade tem um rigor importante na contratação desses profissionais. O corpo docente é composto principalmente de mestres e doutores altamente especializados, que se dividem na prática com dois ou até três profissionais para uma visão integral do paciente. Trata-se de um curso dinâmico, com muitas atualizações, oferecendo sempre o melhor para o aluno. Atualmente, o curso tem nota 5, a nota máxima do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Na visita mais recente, os avaliadores ficaram 2 dias acompanhando todo o trabalho de aulas, laboratórios, parte administrativa, etc.

Por Edson Machado

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS