Classificação de Passo Fundo nas cores das bandeiras de risco será fator determinante para volta do comércio

Passo Fundo está classificada como bandeira vermelha, o que significa que é uma localidade de risco de coronavírus, no entanto, o Estado fará avaliações semanais das bandeiras.

Na Uirapuru, o prefeito Luciano Azevedo explicou que a definição do Governo do Estado não gira apenas em torno do número de casos de cada município, mas também do número de leitos disponíveis e da forma como a doença se comporta. Explicou que, se Passo Fundo tiver um aumento descontrolado no número de casos, acaba influenciando na classificação das bandeiras.

De acordo com o prefeito, a partir do momento que forem atualizadas as classificações das cores das bandeiras e as atividades que poderão abrir ou fechar juntamente com as regras de funcionamento, passa a valer automaticamente para todo o Estado. Se Passo Fundo tiver disciplina e cuidados e não haver um aumento expressivo do número de casos, é possível que a cidade possa restabelecer as atividades do comércio. No entanto, se acontecer o contrário e a cidade ser classificada com a bandeira preta, será predominante a inviabilização das atividades econômicas da cidade.

O prefeito destacou ainda que, para que nossa bandeira mude de cor e, consequentemente, de classificação, é necessário que todos os passo-fundenses respeitem o uso das máscaras, as regras de higiene e distanciamento, além de evitar sair de casa.

Indagado sobre a estrutura dos hospitais de referência no tratamento do coronavírus, o prefeito destacou que as equipes da prefeitura e dos hospitais tem se reunido diariamente, por isso, tudo o que foi feito em Passo Fundo foi seguindo orientações dos profissionais de saúde. Dentro dessas medidas, ressaltou que foram contratados mais profissionais, foi aberto o Cais Petrópolis 24 horas exclusivamente para servir de centro de triagem ao coronavírus, além da compra de equipamentos de proteção individual (EPIs), testes de coronavírus e respiradores.

Azevedo contou que em reunião com os hospitais foi destacado que Passo Fundo viveria ondas de coronavírus, ou seja, em algumas semanas mais problemas e outras semanas menos problemas. Destacou que no final de semana as UTIs dos dois hospitais estavam com 55% das UTIs para Covid-19 ocupadas. Disse que o problema é que estão enviando pacientes de outras regiões para Passo Fundo. Contudo, ressaltou que a Prefeitura está tentando fazer o controle, dentro do possível, para estar preparada para atender o maior número de pessoas.

Fonte: Rádio Uirapuru 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS