Circuito de Inclusão Social e Produtiva é realizado em Cruzaltense

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cruzaltense, em parceria com as secretarias de Assistência Social e de Agricultura, concluiu neste mês de dezembro o I Circuito Municipal de Inclusão Social e Produtiva. No decorrer do ano, os eventos ocorreram em todas as comunidades rurais do município e abordaram a temática da inclusão social e produtiva através da divulgação da tecnologia do secador solar de alimentos, do resgate da cultura alimentar das famílias, da promoção da alimentação saudável e do consumo consciente de alimentos, preservando a saúde física e mental, o meio ambiente e contribuindo para a produção ecológica de alimentos no município.

Para a extensionista social, Angélica Albrecht Gazzoni, o alimento não é só nutrição, cumpre diferentes papéis na história da humanidade e caracteriza as diversas etnias e hábitos culturais dos povos pois, a alimentação é a prova de que a vida tem diferentes sabores, cores e sentidos.

Nesse sentido, o Circuito propiciou momentos de debate e reflexão junto às famílias que compartilharam seus hábitos alimentares, de consumo e de produção de alimentos. Também abordou a importância de utilizar temperos naturais, como o gengibre e a cúrcuma e as ervas aromáticas, como o manjericão, alecrim, sálvia, tomilho, orégano, visando reduzir o consumo do sal e adicionar sabor e cor aos alimentos.

A importância da diversidade alimentar é outro ponto destacado no Circuito e também sugerido pelo Guia Alimentar Para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Conforme o Ministério da Saúde, alimentos in natura ou minimamente processados variam quanto à quantidade de energia e nutrientes por grama. Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais que necessitamos, mas não contêm fibra e podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis, características que podem favorecer o risco de obesidade, doenças do coração e outras doenças crônicas.

Algumas recomendações abordadas com as famílias para uma alimentação saudável, abordam o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar. Estes ingredientes são produtos com alto teor de nutrientes cujo consumo pode ser prejudicial à saúde: gorduras saturadas, sódio e açúcar livre. O consumo excessivo de sódio e gorduras saturadas aumenta o risco de doenças do coração, enquanto que o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de obesidade e de várias outras doenças crônicas. Entretanto, “dado que o sal, óleos, gorduras e açúcar são produtos usados para temperar e cozinhar alimentos, seu impacto sobre a qualidade nutricional da alimentação dependerá essencialmente da quantidade utilizada nas preparações culinárias”, explica Angélica.

O engenheiro agrônomo do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cruzaltense, André Gazzoni apresentou um modelo de secador solar de alimentos e explicou o processo de construção e uso. O equipamento funciona por convecção natural, é de baixo custo de construção pois utiliza-se de materiais que as famílias têm na propriedade, como madeira, pregos e plástico”. O secador solar é uma alternativa econômica e ambientalmente sustentável para prolongar a conservação de alimentos como amendoim, pipoca, cebola, alho e nozes, através da secagem e da desidratação de frutascomo maçã, tomate, abóbora, banana e uva.

Os extensionistas André e Angélica comentam que “a conservação de frutas, legumes e grãos para utilização fora da sua época de colheita tem sido uma demanda das sociedades desde os primórdios da civilização e através da secagem e da desidratação torna-se possível armazenar os alimentos por mais tempo, preservando a qualidade nutricional. A desidratação tem por objetivo reduzir o conteúdo de água da fruta ou vegetal, de 60% a 90% para 8% a 10%, interrompendo o processo natural de deterioração biológica, atividades bacterianas, transformação enzimática e oxidação, preservando suas principais características como cor, aroma, sabor e textura.

No município de Cruzaltense já existem quatro famílias que implementaram a tecnologia do secador solar e os resultados, de acordo com a Emater/RS-Ascar, apresentam aumento na eficiência da secagem quando comparado à secagem tradicionalmente realizada em lona sobre o solo.

A realização do I Circuito Municipal de Inclusão Social e Produtiva em Cruzaltense é atividade integrante do Plano Socioassistencial da Emater/RS-Ascar, cujo objetivo é contribuir de forma planejada, gratuita e continuada para o desenvolvimento econômico e social do meio rural, tendo como diretriz o assessoramento e a defesa e garantia de direitos das famílias do campo.

Desta forma, o Plano Socioassitencial 2019 prevê a continuidade dessas atividades junto às famílias, bem como aprimorar e qualificar através de oficinas, práticas (demonstração de método) e reuniões técnicas e de parcerias estabelecidas com as secretarias de Assistência Social, da Agricultura e de Saúde, Sindicato e instituições financeiras existentes no município.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS