Ciências Biológicas da URI recebe novamente Selo de Qualidade Nacional

        O Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da URI Erechim está entre os 10 cursos de todo o país, único do Rio Grande do Sul, agraciado com o Selo CFBio de Qualidade 2019 do Conselho Federal de Biologia. Esta é a terceira vez consecutiva que o Curso recebe a distinção que é realizada a cada dois anos. Além disso, apenas quatro das instituições distinguidas neste ano receberam o selo nas três edições realizadas até aqui, entre elas, a URI.

        A solenidade de concessão do Selo ocorreu na sexta-feira, 13, durante o 3º Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBio, realizado em Brasília, onde foram homenageados seis cursos de Licenciatura e quatro de Bacharelado. O presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Wlademir João Tadei, e a Conselheira Federal e Coordenadora da Comissão CFBio de Cursos, Sandra Farto Botelho Trufem, entregaram o troféu e o certificado aos representantes dos cursos agraciados. O fato ganhou maior notoriedade, pois a área de Biologia  está comemorando, em 2019, 40 anos de regulamentação profissional.

        Vanderlei Decian, Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, salienta a importância do reconhecimento do Selo CFBio de qualidade, “pois mostra que isto faz parte de fatores como um grupo de professores qualificados e inseridos na pesquisa, ensino e extensão, assim como a estrutura da Universidade e os laboratórios que o curso possui, refletindo na boa formação acadêmica. O Selo CFBio busca a valorização dos cursos que possuam e tenham a qualidade comprovada pela comissão avaliadora em nível nacional, sendo que a URI é destaque nas três edições da premiação, 2015, 2016 e 2017”, destacou o professor.

        Para o Diretor Acadêmico, professor Adilson Stankiewicz, “o Selo CFBio de Qualidade 2019, outorgado pelo Conselho Federal de Biologia, coroa o trabalho dedicado do colegiado do curso e seu coordenador, bem como a atuação dos egressos nas mais variadas áreas da profissão. A avaliação levou em conta o PPC do Curso, os instrumentos de avaliação do MEC e a atuação dos egressos, portanto, uma avaliação de espectro bastante amplo que atestou a qualidade do curso oferecido por nossa instituição. Por isso, agradecemos ao CFBio e parabenizamos os professores e alunos do curso, pois atestamos, mais uma vez, que estamos cumprindo com nossa missão de entregar profissionais qualificados que promovam o desenvolvimento da nossa região na área das Ciências Biológicas”.

        O Selo CFBio de Qualidade é uma honraria criada pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) com o intuito de despertar o interesse para a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas no País, de forma que seus egressos estejam qualificados para atuar seguindo os princípios éticos e de excelência profissional. O principal objetivo do Selo é a valorização do ensino das Ciências Biológicas no Brasil e a qualificação dos seus egressos. Nesse sentido, o Selo representa uma contribuição do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia (CFBio/CRBios) para que as Instituições de Ensino Superior (IES) atendam à sua função social.

        A outorga é concedida a cada dois anos e no processo de seleção são levados em consideração somente os Cursos que atendam a regulamentação da profissão de Biólogo, e que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação (CEE). Além disso, há também os pré-requisitos de nota 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o acatamento integral às Resoluções do CFBio.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS