Ciências Biológicas da URI desenvolve formação com estudantes do CEJA

         O Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da URI  Erechim desenvolveu, em parceria com o Centro de Educação de Jovens de Adultos (CEJA) Erechim, quatro oficinas pedagógicas sobre o ser humano e saúde, com ênfase no estudo do sangue e dos sistemas respiratório e circulatório para os estudantes que frequentam as aula na sede do CEJA, junto à turma que é oferecida na Aurora Alimentos e na Escola Estadual Dr. João Caruso.

        O trabalho, vinculado à disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e à Residência Pedagógica, contou com o apoio da Mestranda Isabel Dahmer e da Coordenadora Pedagógica da CEJA, professora Vivian Destri, diplomada do Curso de Mestrado em Ecologia da URI.

        Conforme Magda Roman Jarozeski, estudante do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, “a atividade possibilitou uma experiência diferenciada em função do público envolvido. Nossa oficina foi sobre o sangue, um assunto que chama muita atenção dos estudantes. Os alunos estavam muito interessados, fazendo perguntas e participando atividade da aula, gerando uma troca de experiência muito significativa”.

        Fernanda Fistarol, também estudante do Curso de Biologia, que desenvolveu a oficina sobre respiração e tabagismo, ”essa experiência foi muito gratificante pelo envolvimento e acolhimento dos estudantes participantes do CEJA. Também possibilitou o contato com estudantes adultos, um público com o qual ainda não havia trabalhado”.

        A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por Lei voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. O CEJA Erechim tornou-se uma política pública efetiva em 2010, quando começou o atendimento nesta modalidade de ensino no Sistema Municipal de Educação. Com o lema “Educação ao longo da vida: exercendo a cidadania”, o CEJA tem como finalidade a oferta de escolarização aos jovens e adultos que não tiveram acesso na idade própria e que pretendem dar continuidade a seus estudos no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) bem como a articulação da formação para o mundo do trabalho, estabelecendo relações entre a sala de aula e a experiência de vida diária, visando um trabalho articulado entre as áreas do conhecimento.

        Segundo a professora Vivian Destri, “a atividade realizada na URI com as oficinas desenvolvidas pelos acadêmicos da Biologia, foi um momento de muita aprendizagem, onde sentimentos como curiosidade, interesse e encantamento foram expressos pelos estudantes. Essa parceria com o Curso de Ciências Biológicas está sendo aperfeiçoada a cada ano, onde estudantes do CEJA que participaram no ano anterior, divulgaram a atividade para os novos colegas afirmando que esse momento não poderia ser perdido por nada. “Agradecemos a imensa dedicação dos professores do Curso que sempre nos recebem com muito carinho e respeito. Sabemos que cuidaram de cada detalhe para que tudo ocorresse da melhor forma”, disse a professora.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS