Ciência da Computação da URI recebe novos investimentos

O Curso de Ciência da Computação da URI está recebendo investimentos superiores a um milhão de reais, destinados à aquisição de  equipamentos e tecnologia que proporcionam um ensino diferenciado e que atendem às necessidades do mercado de trabalho, cada vez mais amplo e necessitando de mão de obra qualificada.

Para atender a esses objetivos, a Universidade adquiriu, recentemente, 95 computadores de última geração, além da atualização dos computadores já existentes, somando-se, hoje, mais de 190 computadores, todos com hd ssd, o que torna o acesso muito mais rápido.

Muito importante destacar que não são laboratórios que o curso utiliza, mas sim, 6 salas laboratório, onde os alunos têm todas as suas aulas e atividades nessas salas, com espaço e equipamentos individualizados. As salas são climatizadas e equipadas com projetor, computadores para práticas de ensino, bancadas extras para uso de notebook e infraestrutura de rede wi-fi e cabeada.

Além disso, o Curso conta com Laboratório de redes com equipamento Mikrotik para prática e configurações de roteadores, rotas de redes, configurações tcp/ip, mais Laboratório de Prática das disciplinas de Computação Gráfica, desenvolvimento de jogos e, ainda, Laboratório de Circuitos Digitais.

Segundo o Coordenador do Curso de Ciência da Computação, professor Fabio Zanin, “todas as aulas são ministradas nesta infraestrutura, onde o aluno tem contato direto com a prática durante as aulas, conforme preconiza o recente sistema de Graduação Ativa, implantado pela Universidade”.

A utilização de Metodologias Ativas é um ensino problematizado, com propostas de solução de problemas encontrados no mercado de trabalho, dando protagonismo ao acadêmico em seu percurso durante a faculdade, proporcionando proximidade entre as atividades acadêmicas e as demandas do mercado.

O Curso, através dessa nova metodologia, é realizado em quatro anos (oito semestres) com aulas de segunda à sexta-feira no período noturno.

Outra característica da Ciência da Computação da URI é a parceria com empresas de Erechim e região, quando ocorre a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho ainda durante o decorrer do curso.

Para o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo, “esse investimento foi importante para qualificar ainda mais o Curso de Ciência da Computação, que já é um curso de muita qualidade e com tradição de formar jovens para o mercado de trabalho, não só de nossa região, mas de todo o Brasil e exterior”.

O Professor Giollo informou ainda que, para o segundo semestre, está sendo montada mais uma sala laboratório para atender a crescente demanda por profissionais nessa área, com investimento de mais 300 mil reais em equipamentos e instalações.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS