O expressivo volume de chuva dos últimos dias aponta acumulados de precipitação superiores à média de todo o mês de abril em algumas cidades da região. Exemplo disso é a cidade de Novo Hamburgo que desde a noite de sábado, o Município já contabiliza 200 milímetros de chuva, superando a média de 143 milímetros para todo o mês de abril. O nível do Rio dos Sinos chegou a marca dos 6,19 metros. Dentro dos protocolos da Defesa Civil, o nível do rio passou de “normal” para em “observação”, mas sem avançar pelas ruas. As equipes da Defesa Civil monitoram áreas suscetíveis a inundações e de movimentação de massa, que passou de alerta moderado para alto.
Na cidade de Sapucaia do Sul o acumulado de chuva das últimas 96 horas é de 199,5mm, sendo que a média de precipitação para todo o mês de abril, dos últimos 30 anos, é de 143mm. Em Esteio, ao menos 12 pessoas estão abrigadas na Escola Eva Karnal em virtude do extravasamento do arroio Esteio que saiu do leito alagando ruas e pátios de casas, especialmente no bairro São José. O monitoramento da situação também acontece no bairro Jardim das Figueiras, onde a passagem pela rua está intransitável e a água invade os terrenos dos imóveis.
Em Sapiranga, o Rio dos Sinos chegou a cota de inundação e as equipes estão em alerta máximo. De acordo com o coordenador Sírio Baum, desde sábado o acumulado de chuva é de 158mm. “Houve transbordamento de arroios e a situação é de alerta total.” Em Campo Bom o nível do rio chegou a 6,04m, sendo que ele extravasa em 7,20m. A cidade não registra desabrigados e nem desalojados. Em Eldorado do Sul há 29 indígenas abrigados no Ginásio do Parque Eldorado e outras 64 pessoas estão desalojadas. As localidades mais atingidas são Bom Retiro e Parque Eldorado, onde 15 casas foram afetadas pela agua. A Prefeitura está atuando na distribuição de lonas e auxilia na remoção de quem decide deixar as residências.
Na cidade de Rolante o acumulado de chuva das últimas 24 horas é de 80mm. De acordo com o coordenador Defesa Civil, Gustavo Rosa, desde sábado o acumulado é de 180mm. “Os rios estão no limite máximo. A água destruiu um pontilhão na localidade de Açoita Cavalo, área que faz divisa entre Rolante e Taquara. Há ainda alguns pontos de alagamento na Oscar Ritter e na Mascaradas, onde também aconteceu a queda de árvores.” Segundo ele, não há desabrigados, mas as equipes seguem em alerta.
Fonte: Correio do Povo