Depois de 11 dias intensos de atividades culturais, literárias e de promoção à leitura, chegou ao fim no início da noite deste domingo (11), a 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos. No centro de Praça do Livro, denominação dada à Praça Prefeito Jayme Lago durante a realização do evento, organizadores, patrocinadores, apoiadores, autores, livreiros e a comunidade de Erechim foram recebidos pela Trupe Literária e celebraram a grandeza deste evento de promoção ao livro e a leitura.
O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, apresentou os números estimados do evento, com uma visitação de mais de 20 mil pessoas, sendo 4 mil pessoas só entre estudantes de Escolas de Erechim e da região. Depois, o secretário Wallace reuniu em frente ao palco, a equipe da pasta envolvida no evento para agradecer. “Acredito que tudo que nós sonhávamos acontecer, aconteceu. Essa galera trabalhou incansavelmente durante os 11 dias nesses corredores. Esse foi um trabalho feito por muitas mãos. Obrigado à todos vocês e todos envolvidos”, destacou.
Sino tocado! Chega ao fim mais uma edição!
A patrona desta edição, Maria Lúcia Carraro Smaniotto, agradeceu todos envolvidos na realização e por indicarem seu nome para o posto. “Meu carinho ao homenageado desta edição da Feira do Livro, Ademar Francisco Brum, que esteve ao meu lado com sua presença generosa e inspiradora. Foi um privilégio ser Patrona desta Feira. E aqui preciso dizer algo que venho sentindo desde o primeiro instante: ser Patrona não é um título, é uma travessia. Uma travessia feita de encontros, de escuta, de entrega, de presença. Foi um presente que levarei comigo para sempre: nas lembranças, nos afetos, nas histórias que agora também fazem parte da minha própria história”, disse emocionada. “A literatura tem esse poder único: transforma momentos em eternidade. E nestes onze dias, nós eternizamos afetos, encontros e palavras. Muito obrigada a todos que viveram conosco esta 26ª Feira do Livro de Erechim”, finalizou.
Encerrados os pronunciamentos, a patrona passou pelos corredores e expositores tocando o sino – dando por encerrada a 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos.
Agradecimento especial!
A 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos foi uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa. Na solenidade de encerramento, foram lembrados de maneira muito grata e especial os patrocinadores: Sicredi UniEstados e V Graf; e apoiadores: Academia Erechinense de Letras (AEL); Erva-mate Cristalina, PC Soluções Corporativas; Sesc Erechim; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
O vice-prefeito Flávio Tirello, em sua fala, parabenizou todos pelo belíssimo evento. “Conversando hoje com expositores, de maneira unanime, destacaram que essa feira foi um sucesso de pessoas, vendas, participação, cultura, livros, leitura, a melhor que tivemos nos últimos tempos. Fica o desafio para melhorarmos sempre e principalmente, fortalecer a formação de leitores para nunca perdermos os livros que são as grandes estrelas da Feira do Livro. Parabéns secretário, equipe, patrona e homenageado. Parabéns à todos”, finalizou.
Após a solenidade, a Banda Groovaqui encerrou as atividades do evento, celebrando com musica e gratidão, os dias incríveis de cultura, leitura e encontros especiais.
Por Comunicação PME