Centenário inicia campanha de combate à Gripe

Iniciou nesta segunda-feira (15), a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nos primeiros dias o foco será a imunização dos grupos prioritários

Iniciou nesta segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe em Centenário. O cronograma de atividades segue o da campanha nacional, que iniciou no dia 10 de abril, e estipula que neste primeiro momento o foco na imunização são os grupos prioritários, como os trabalhadores da saúde, professores, crianças maiores de 6 meses e menores de seis anos – ou seja – 5 anos,11 meses e 29 dias. Idosos, gestantes e puérperas também estão no grupo prioritário. Em um segundo momento, a partir do dia 22 de abril, a campanha passa a contemplar o grupo das pessoas com doenças crônicas.

Para ser vacinado, basta o morador de Centenário ir até a Unidade Básica de Saúde com a carteirinha de vacinação e/ou o cartão do SUS, no caso de pessoas com doenças crônicas, também é necessário levar um atestado.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Centenário, Patrícia Banaszeski, comentou que todos os anos o município atinge a meta de vacinação, e que o objetivo neste ano é novamente ter uma excelente adesão da população, porém, ela comentou que sempre há uma pequena parcela da população que deixa de se vacinar, e que o trabalho feito tem por objetivo atingir também este público. “Temos casos de pessoas que não querem fazer a vacina pelo medo de ficarem doentes, mas é importante todos saberem que esta vacina protege contra o vírus da Influenza e as estatísticas, amplamente divulgadas pela imprensa, apontam que, depois do início das campanhas de vacinação houve redução nos números de mortes causadas por este vírus”, destacou ela.

A campanha inicia nesta segunda-feira (15), e vai até o dia 31 de maio. As vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado, dia 4 de maio, que ocorrerá o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, a Unidade Básica de Saúde estará aberta durante todo o dia para atender exclusivamente as pessoas que queiram se vacinar. Além disso, será realizada a regularização das carteiras de vacinação de crianças que tenham alguma vacina atrasada.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS